Alunos(as) do ICT/Unifesp visitam empresa do setor aeronáutico

A visita, realizada no dia 05/07, teve como objetivo mostrar na prática o sistema Lean de produção.

Visita empresa disciplina Ergonomia 2023

Foto: Eugênia Mattos/ Evelyn Cristina Santos

No dia 05/07, das 8h às 12h, os(as) alunos(as) da UC Aspectos Introdutórios de Ergonomia para Engenheiros(as) do ICT/Unifesp visitaram a empresa ELEB Equipamentos Ltda, que atua no setor aeronáutico e é controlada pela Embraer. A empresa desenvolve e produz equipamentos para aeronaves de médio e grande porte.

O objetivo da visita foi mostrar na prática uma empresa que possui o sistema Lean de produção, uma metodologia que consiste em deixar as operações mais enxutas, com foco em diminuir desperdícios sem prejudicar a qualidade da solução final. Segundo a professora Eugênia Mattos, que ministra a disciplina, foram visitados todos os setores produtivos: da usinagem à montagem completa dos trens de pouso, incluindo os serviços de pós-venda, com as revisões. Além disso, foi feita a apresentação na prática da gestão Lean, quando os(as) alunos(as) puderam conhecer as salas de reuniões e de treinamento características desse modelo de gestão.

A professora destaca que “o sistema Lean é muito diferente e tem um impacto interessante para o(a) trabalhador(a). Proporcionar uma visita a um setor produtivo já é muito enriquecedor, ainda mais com esse modelo de gestão. Conhecer essa forma de produzir pode gerar impactos muito positivos na formação do(a) aluno(a)”.