Pelo segundo ano consecutivo, Unifesp é a melhor universidade federal da América Latina e Caribe

Edição de 2023 do ranking da Times Higher Education avaliou 197 instituições de ensino de 15 países.

THE ranking 2023 Unifesp

Por José Luiz Guerra

Pelo segundo ano consecutivo, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) foi considerada a melhor universidade federal da América Latina e Caribe, segundo o Latin America University Rankings 2023, da Times Higher Education (THE), uma das mais importantes publicações do mundo que avaliam instituições de ensino. A nota geral atribuída à universidade foi 84,5.

A edição de 2023 avaliou 197 instituições de ensino de 15 países nas áreas de ensino, pesquisa, citações, panorama internacional e receita da indústria. Foram levados em conta 13 indicadores específicos, como produção científica, grau de titulação dos docentes, proporção de estudantes internacionais e transferência de conhecimento.

Das 10 primeiras melhores instituições da América Latina, sete são brasileiras. Além da Unifesp, estão a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e Universidade Estadual Paulista (Unesp).

O Latin America University Rankings 2023 pode ser acessado por meio deste link.