Estudantes e servidora da Unifesp participam do programa Top España Santander 2023

A aluna Ingrid Christiny Lima de Oliveira, do Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT) do ICT/Unifesp, é uma das alunas participantes do programa.

Top Espana Santander 2023

Matheus, Valquíria e Ingrid na Universidade de Salamanca (imagem: arquivo pessoal)

Texto: Daniel Patini

A aluna Ingrid Christiny Lima de Oliveira, do Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT) do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT/Unifesp) - Campus São José dos Campos, o aluno Matheus Aparecido de Toledo, do curso de Medicina da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) - Campus São Paulo, e a servidora técnica administrativa em educação Valquíria Fontalva, da Secretaria de Relações Institucionais (SRI/Unifesp), estão em Salamanca, na Espanha, participando do programa Top España Santander 2023.

O programa tem como objetivo possibilitar a mobilidade internacional de estudantes de graduação para participação em curso de língua e cultura espanhola ministrado pela Universidade de Salamanca durante três semanas. O embarque ocorreu no último dia 30 de junho, e o retorno está previsto para 21 de julho.

A experiência em Salamanca
A servidora Valquíria relata que tem gostado muito das aulas de gramática e conversação, avaliando as professoras e a metodologia de ensino como ótimas. Ela também destaca os passeios culturais que a cidade oferece. “Tem sido muito interessante estar em contato com uma cultura diferente da nossa, aprender a ver a vida de um outro ponto de vista. Estou feliz por ter tido essa oportunidade e por imaginar que, de alguma maneira, estou sendo recompensada pelo trabalho que desenvolvo na SRI e por estar aprimorando o meu espanhol, desta vez na Espanha, em contato direto com a língua e a cultura”.

Para a estudante Ingrid, a viagem do Top España – a primeira que ela faz de avião – é uma experiência que vai agregar muito valor em seu currículo e será um diferencial em sua carreira. “Sou professora voluntária em um cursinho popular, e alguns(mas) dos(as) alunos(as) são imigrantes de outros países da América Latina, assim poderei dar uma melhor assistência na questão da língua. Além disso, como quero ser cientista no futuro, o domínio do espanhol vai me ajudar muito”. Sobre as aulas, ela diz que “os(as) professores(as) são muito capacitados(as), eles(as) têm um ensino muito dinâmico, e você aprende bem naturalmente”.

“Tem sido uma experiência incrível!”, expressa, com entusiasmo, o estudante Matheus. “É a primeira vez que viajo para fora do Brasil, e só por isso já seria algo que acrescentaria muito no meu repertório cultural. Mas, ter a oportunidade de vir pra Salamanca e aprender mais sobre a língua e a cultura espanhola tem sido ainda mais incrível. A cidade é linda, com uma arquitetura cheia de detalhes próprios do estilo barroco, e a universidade com mais de 800 anos. É uma completa imersão cultural na história da cidade de Salamanca, da universidade e da cultura espanhola”, ele complementa.

Top España Santander
Fruto de uma parceria entre o Santander Universidades e a Universidade de Salamanca, o programa Santander Top España leva estudantes e docentes para uma imersão no campo acadêmico e cultural em Salamanca, na Espanha. Neste ano, foram oferecidas 139 bolsas de estudos para as universidades brasileiras. As bolsas incluem matrícula, passagens aéreas, alojamento, três refeições diárias, seguro-viagem/médico, um passeio em grupo e certificado de conclusão do curso, tudo integralmente custeado pelo Santander.