Time do ICT/Unifesp é campeão do SAF CHALLENGE da Olimpíada Internacional de Ciências e Engenharia Aeroespacial 2023

O time ARCHÉ eFUEL do ICT/Unifesp foi o campeão do SAF CHALLENGE - EIXO STEM para universitários(as) dentro da Olimpíada Internacional de Ciências e Engenharia Aeroespacial 2023 (OICEA). O anúncio do primeiro lugar foi feito no dia 21 de julho.

campeão do SAF CHALLENGE

Na foto, André Lott (Boeing Brasil), Thaís Cerqueira Reis Nakamura, Pedro Gabriel Magalhães Diniz, João Felipe Magalhães Diniz, Kimberly Ann Carter (PADF – Pan American Development Foundation ), Ana Júlia Santos Lopes e professor Cláudio Saburo Shida.
Foto: Pedro Ivo Prates (Instituto Alpha Lumen)

O time foi composto pelos estudantes do ICT/Unifesp Thaís Cerqueira Reis Nakamura (Bacharelado em Ciência e Tecnologia/Engenharia Biomédica) e João Felipe Magalhães Diniz (Bacharelado em Ciência e Tecnologia), pela estudante da UFRN Ana Júlia Santos Lopes (Bacharelado em Ciência e Tecnologia) e pelo estudante da UFV Pedro Gabriel Magalhães Diniz (História). O orientador foi o professor do ICT/Unifesp Cláudio Saburo Shida.

O projeto “As usinas de etanol como produtoras de eletrocombustível para uma aviação sustentável” propôs produzir eletrocombustível (eFuel em inglês) para aviação de transporte civil a jato em usinas de produção de etanol brasileiras. O objetivo foi montar um projeto cujo tema geral era Combustível Sustentável de Aviação (em inglês, SAF – Sustainable Aviation Fuel). Para o professor Shida, “o resultado é fruto de muita pesquisa e do trabalho em equipe bem coordenado entre os membros do time”.

Saiba mais sobre o evento

A 1ª edição da Olimpíada Internacional de Ciências e Engenharia Aeroespacial (OICEA) foi realizada pelo Instituto Alpha Lumen e pela PADF - Pan American Development Foundation. O evento ocorreu de forma presencial entre os dias 18 e 21/07. Ao longo da Olimpíada, os(as) participantes do ensino fundamental (nível 1), do ensino médio (nível 2) e do ensino superior (nível 3 – projeto desenvolvido entre abril e junho) foram desafiados(as) a resolver problemas de matemática aplicada e lógica computacional, estudar e apresentar problemas presentes em suas comunidades locais, regionais ou nacionais associados aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e propor soluções.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas neste link.