Capes aprova Doutorado Profissional em Inovação Tecnológica do ICT/Unifesp

A aprovação garante à universidade o seu primeiro doutorado profissional sediado na instituição.

Capes aprova Doutorado Profissional em Inovação Tecnológica do ICTUnifesp 720 480 px

Na tarde de ontem, 28 de agosto, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou a decisão do Conselho Técnico Científico do Ensino Superior (CTC-ES) sobre a abertura de novos cursos de mestrado e doutorado pelas instituições universitárias nacionais. A Unifesp teve aprovados três cursos de doutorado, sendo dois acadêmicos - em História e em Letras, ambos na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH/Unifesp) - Campus Guarulhos; e um profissional - em Inovação Tecnológica no Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT/Unifesp) - Campus São José dos Campos.

"A abertura desses cursos é o corolário de um projeto de consolidação e melhoria dos programas de pós-graduação da instituição", celebra Fernando Atique, pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifesp. A partir da decisão, todos os programas de pós-graduação da EFLCH/Unifesp passam a ofertar mestrado e doutorado, enquanto a abertura do doutorado no ICT/Unifesp garante à universidade o seu primeiro doutorado profissional sediado na instituição.

Para a professora Regiane Albertini de Carvalho, diretora acadêmica do Campus São José dos Campos, a aprovação do Doutorado Profissional em Inovação Tecnológica do ICT/Unifesp significa um avanço importante para a relação entre empresas e universidade. “Nosso mestrado já tinha uma interface com as empresas e startups do Parque Tecnológico de São José dos Campos e agora poderá trazer projetos ainda maiores para serem desenvolvidos na forma de teses de doutorado. Essa parceria de desenvolvimento entre universidade e empresas é fundamental para que nosso(a) egresso(a) seja também absorvido(a) pelo mercado”, destaca.