Programa Mao3D promove Workshop de Empreendedorismo e Inovação na Biomecânica para meninas do ensino médio

A atividade abordou temas relacionados a próteses e órteses, impressão 3D e empreendedorismo na área.

workshop meninas 2023 1

Foto: Arquivo pessoal

No dia 15 de setembro, o programa de extensão Mao3D, vinculado ao ICT/Unifesp, realizou o I Workshop de Empreendedorismo e Inovação na Biomecânica. O evento teve como público-alvo alunas do ensino médio do Colégio Juarez Wanderley da Embraer, situado em São José dos Campos, e contou com o apoio da Sociedade Brasileira de Biomecânica.

O local do workshop foi o laboratório do programa, localizado nas dependências do ICT/Unifesp - Unidade Talim. O foco da atividade foi a exploração de temas relacionados a próteses e órteses, impressão 3D e empreendedorismo na área. A iniciativa foi realizada com os recursos provenientes de um apoio conquistado pelo programa através de um edital norte-americano promovido pela iniciativa Dia Nacional da Biomecânica em parceria com a Bertec Corporation. O principal objetivo desse apoio financeiro foi estimular a realização de eventos que abordassem a biomecânica, um campo interdisciplinar de estudo, e sua importância na sociedade.

A coordenadora do programa, professora Maria Elizete Kunkel, destacou a relevância da atividade, uma vez que foi estruturada para inspirar meninas do ensino médio a considerarem oportunidades empreendedoras em um campo inovador da biomecânica como o das próteses e órteses. “A apresentação do programa Mao3D da Unifesp enfatizou como a tecnologia de impressão 3D pode ser um instrumento poderoso para criar impacto social, oferecendo às participantes a chance de se envolverem em projetos semelhantes no futuro”, afirma Maria Elizete.

Durante o evento, o estudante do ICT/Unifesp Meverick Jeampiere apresentou o programa Mao3D e demonstrou como os dispositivos produzidos têm melhorado a qualidade de vida das pessoas. Além disso, Thabata Ganga, formada na primeira turma do curso de Engenharia Biomédica do ICT/Unifesp e atual aluna do Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica da Unifesp, ministrou uma palestra sobre a aplicação da impressão 3D na área da saúde. Ela também conduziu as alunas em uma visita ao Laboratório de Órteses e Próteses 3D-LOP3D, onde explicou os processos utilizados nas impressoras 3D para a fabricação dos dispositivos doados pelo Mao3D.

workshop meninas 2023

Foto: Arquivo pessoal

Para a aluna Kiara Kitaguchi, do 1º ano do ensino médio, “a própria ideia do workshop é, sem dúvida, um grande ponto positivo, pois projetos como esse têm o potencial de inspirar jovens do sexo feminino a buscar carreiras nas áreas de ciência e tecnologia. Durante as palestras, uma questão que chamou minha atenção desde o início foi a escassa presença de mulheres na área, o que resulta em uma falta de investimento em estudos e projetos voltados para o público feminino, especialmente aqueles que consideram suas necessidades específicas. Além disso, achei fascinante a diversidade de projetos baseados na biomecânica e a forma como eles buscaram soluções inovadoras. A explanação sobre os diferentes tipos de impressoras 3D utilizadas em diversas situações, bem como as recomendações de filmes e séries dadas pela professora Maria Elizete Kunkel, também foram muito interessantes. Definitivamente, eu recomendaria a experiência de hoje a outras jovens”.

Criado em 2015, o programa Mao3D tem como missão a produção e doação de próteses e órteses de membros superiores fabricadas por meio da tecnologia de impressão 3D, atendendo pessoas de todo o Brasil. Mais informações sobre o programa podem ser encontradas no site https://www.mao3d.com.br/.