Time de Jovens Universitários de São José dos Campos Teve Participação Relevante em Evento Nacional

img1

São José dos Campos, Julho de 2024 - O time Enactus Unifesp SJC, que faz parte de uma organização mundial sem fins lucrativos de jovens universitários dedicada a melhorar o mundo por meio da ação empreendedora, participou do Evento Nacional Enactus Brasil, onde participou de diversas atividades e teve diversas conquistas, como a vitória do prêmio “ODS 1 - Erradicação da Pobreza”.

A Enactus Brasil realiza anualmente um evento chamado Evento Nacional Enactus Brasil (ENEB) que reúne os times de universidades de todo o país para
compartilharem suas experiências, participarem de palestras e competirem em prêmio promovidos por empresas como Amanco Wavin e Cargill. Esse ano o time
Enactus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) campus São José dos Campos, participou mais uma vez do evento, que esse ano ocorreu na cidade de
São Paulo, SP, na Universidade Presbiteriana Mackenzie do dia 16 a 19 de julho. No evento compareceram 23 alunos e 2 professoras da UNIFESP Campus SJC.

Durante o evento, a Enactus Unifesp SJC teve como sua principal conquista a vitória com o projeto “Revalorize”, que tem o intuito de capacitar e empoderar
mulheres em situação de vulnerabilidade ensinando a confecção de produtos artesanais, no prêmio “ODS 1 - Erradicação da Pobreza” promovido pela Sumitomo
Chemical. Além disso, tiveram outras participações relevantes, como o projeto “Organogas” que foi um dos 5 finalistas do Prêmio Inovação Social, a aluna Clara
Gabrielle Cavalheiro que ficou no TOP 10 destaques do Programa Jovens Talentos, promovido pela Cia de Talentos e a aluna Ludmila Pinhal que ficou no TOP 10
alumni-mentores, promovido pela dsm-firmenich.

img2

“A conquista do prêmio de ODS 1 pelo projeto Revalorize representou mais do que um reconhecimento simbólico; foi um marco na trajetória de um grupo que enfrentou inúmeras adversidades. Desde o início, nós, como líderes do projeto, lidamos com desafios constantes, momentos de incerteza e períodos em que o desânimo quase tomou conta. Havia dias em que a carga de trabalho parecia insustentável, e as dúvidas sobre o impacto real do projeto eram inevitáveis. Contudo, a dedicação nunca vacilou.

Quando o nome do “Revalorize” foi anunciado como vencedor, a emoção foi imediata, mas o que se seguiu foi um profundo senso de validação. Era como se, naquele momento, todas as dificuldades e sacrifícios tivessem sido reconhecidos por algo maior. A premiação trouxe uma mensagem clara: "Está valendo a pena." Esse reconhecimento foi um lembrete poderoso de que cada esforço investido estava gerando resultados tangíveis e também que fazemos parte de algo lindo.

O prêmio de ODS 1 não apenas reforçou o compromisso do projeto em continuar sua missão, mas também renovou suas energias e determinação. Mais do que um troféu, essa conquista simboliza a confirmação de que estamos no caminho certo e que o trabalho do “Revalorize”, apesar de todas as dificuldades, estava realmente transformando e revalorizando vidas.”, conta Bruna Ideyama, líder do projeto “Revalorize”, sobre a vitória do prêmio “ODS 1 - Erradicação da Pobreza”.

"Fazer parte do Programa Jovens Talentos me proporcionou uma trajetória de crescimento. Durante cinco meses, tive a oportunidade de me conectar com os profissionais da Cia de Talentos, jovens de outras Enactus e acesso a cursos de preparo pessoal e profissional. Além do reconhecimento por estar no Top 10 jovens talentos e Top 10 universitários do ano, tive a oportunidade de estar no programa: Universidade Enactus Brasil, um programa que terá aplicações práticas de desenvolvimento de projetos e inovação e, para quem ama desenvolvimento de projetos como eu, será muito proveitoso! Além disso, no próprio Evento Nacional das Enactus, tive acesso ao Happy Hour entre lideranças, com uma troca de conhecimentos entre líderes de outros times e CEOs e ao Brunch, um almoço com CEOs e profissionais para networking!

Foi e está sendo uma experiência nova! Estou com expectativas de poder agregar ao meu time com novas ideias e fazer com que consigamos melhorar cada vez mais!”, diz Clara Gabrielle Cavalheiro, TOP 10 destaques do Programa Jovens Talentos.

img3

Fora os prêmios, o time ainda teve a oportunidade conhecer melhor as outras equipes, a partir das suas apresentações mostrando os resultados dos seus
projetos durante o ciclo, interagir com membros da Enactus de todo o país e participar de palestras como a ministrada pelo fundador da produtora e selo musical
KondZilla, Konrad “Kondzilla” Dantas.

Apesar das competições e das várias atividades das quais os membros do time de São José dos Campos tiveram a oportunidade de participar, a proposta principal da
Enactus, tanto de São José dos Campos quanto de todo o mundo, é criar soluções de impacto socioambiental para comunidades e empresas parceiras, além de criar
uma nova geração de líderes comprometidos em criar um mundo melhor, segundo aprópria organização.