Bacharelado em Matemática Computacional (BMC) comemora seus 15 anos na SNCT

fig1

Vencedores do Pi-re Conosco, docentes do BMC e monitor.

Durante a SNCT, diversos eventos foram realizados no ICT, voltados tanto para os estudantes quanto para a comunidade externa. Em comemoração aos 15 anos do curso de Bacharelado em Matemática Computacional, uma série de atividades foi promovida, atraindo um grande número de participantes. Dentre elas o Café Matemático (evento tradicional do BMC), palestras, o minicurso Explorando o Cálculo Fracionário, oficinas de xadrez e competições divertidas como o Pi-re Conosco, o torneio de xadrez e duas sessões do Top da Derivada (vespertino e noturno). Também houve uma mesa redonda (evento remoto disponível pelo link https://www.youtube.com/watch?v=XHwziXXCwsc) constituída pela coordenação atual e ex-coordenadores que relataram sobre a trajetória do curso e suas perspectivas para o futuro, assim como a atuação dos egressos no mercado de trabalho e na academia, sua importância para a sociedade, empregabilidade, entre outros.

As competições foram emocionantes e nesse ano aconteceu uma surpresa no Pi-re Conosco pois o mestrando Leonardo Farias Santos memorizou e recitou 312 casas decimais do número Pi. O segundo colocado foi o graduando Luís Inácio de Campos Alves (150 casas decimais na fase escrita e 133 na fase oral) e o terceiro o graduando Davi de Oliveira Custódio (122 casas decimais). Conforme foto acima.

No Top da Derivada no período da tarde participaram mais de 100 estudantes, e o Top da Derivada Noturno também teve boa aderência (cerca de 40 participantes). Nessa competição são realizadas várias rodadas e os vencedores são os que conseguem derivar as funções corretamente e no menor tempo!

No Top da Derivada (vespertino) os vencedores foram: 1° lugar - Alfred James Dias Albon; 2° lugar - Jonas Lucas Durão e 3° lugar - Luiza Dugois Silva Alves.

fig1.5

Finalistas no Top da Derivada (vespertino) e docentes do BMC

No Top da Derivada (noturno) os vencedores foram: 1° lugar - Estevan Teixeira Santos; 2° lugar - Davi de Oliveira Custódio e 3° lugar - Nicolas de Mello Freitas.

fig2

Finalistas no Top da Derivada (noturno), participantes torcedores e docentes do BMC

No xadrez o campeão do torneio foi o estudante Gabriel Andreatta Padilha. Em segundo lugar o estudante Davi Komori Araújo e em terceiro o estudante Matheus Dousseau.

fig3

Participantes da oficina de xadrez e docente BMC

A equipe organizadora do evento parabeniza os vencedores e agradece a participação de todos os envolvidos.