Iniciação Científica na área de Tecnologia de Plasma e Materiais

Projeto: Crescimento de filmes finos via implantação iônica por imersão em plasma e deposição (3IP&D).

O projeto visa aperfeiçoar o sistema de implantação iônica por imersão em plasma e deposição do Laboratório Associado de Plasma do INPE utilizando uma descarga secundária em conjunto com o magnetron sputtering, associando assim o processo de deposição de filmes finos com a implantação iônica por imersão em plasma. O sistema é utilizado para deposição de filmes finos metálicos em substratos diversos.

Escopo: Durante o período de estágio, o bolsista deverá preparar as amostras, acompanhar os experimentos e caracterizar os filmes depositados, investigando a resistência à corrosão e ao desgaste por meio de diversas técnicas de caracterização de superfícies.

Requisitos:

a) Não ter vínculo empregatício;

b) Ser aluno de graduação em Engenharia ou áreas afins – penúltimo ou último ano;

c) Excelente capacidade de inovação e criatividade;

d) Boa capacidade de gestão de tempo;

e) Responsabilidade, dinamismo e organização;

f) Vontade de seguir na área acadêmica (Mestrado).

Há possibilidade de bolsa PIBIC (R$ 400,00), após seleção interna.

Local de trabalho: INPE – Centro de Tecnologias Espaciais – LAP – São José dos Campos, SP.

Contato: Carina B. Mello. Enviar currículo Lattes e histórico escolar para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.