Vereadores de São José dos Campos debatem o papel da Unifesp na cidade

Durante a reunião, os participantes concluíram que o ICT tem capacidade de ofertar mais cursos devido as condições de espaço e qualidade acadêmica que possui

Atendendo ao convite da vereadora Amélia Naomi, presidente da Câmara Municipal de São José dos Campos, o diretor do ICT-Unifesp Luiz Leduíno de Salles Neto e a vice, Claudia Campos, participaram de uma reunião na casa para debater o papel da universidade na cidade.

Na ocasião, os diretores destacaram em uma apresentação o projeto pedagógico diferenciado do campus alicerçado em dois ciclos: o primeiro geral e interdisciplinar, que é o Bacharelado em Ciência e Tecnologia, e o segundo específico, que hoje conta com outros seis cursos de graduação e três de pós-graduação, bem como a qualidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão em desenvolvimento.

Foi discutido também como a Unifesp, considerada uma das melhores universidades do país e a maior pública da cidade, contribui e pode alavancar o desenvolvimento econômico e social do município e da região. Após diversas intervenções, foi consensual a conclusão de que o ICT comporta e precisa de mais cursos, tendo em vista as condições que o campus e a cidade possuem, sua importância estratégica para o país e a qualidade acadêmica.

A direção do ICT salientou que, para consolidar e efetivar a expansão, é necessária a contratação de novos docentes e técnicos-administrativos, e que essa demanda deve ser levada ao Ministério da Educação.

Os vereadores concluíram a reunião com dois encaminhamentos: uma visita coletiva ao novo campus do ICT no Parque Tecnológico no dia 6 de fevereiro, e um convite à reitora da Unifesp, Soraya Smaili, para participar de uma audiência pública na Câmara Municipal para debater a expansão da instituição na cidade.

Vereadores de São José dos Campos debatem o papel da Unifesp na cidade