CAPES aprova criação do programa de pós-graduação em Pesquisa Operacional do ICT-Unifesp

Com nota 4, curso de mestrado e doutorado na área deverá abrir inscrições no segundo semestre de 2015

O Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (ICT-Unifesp) comemora a aprovação do programa de pós-graduação em Pesquisa Operacional em associação com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) pela CAPES, com nota 4 para o mestrado e doutorado.

O programa de mestrado e doutorado visa capacitar recursos humanos pelo aprimoramento de conhecimentos básicos e avançados de Pesquisa Operacional, a fim de atender às demandas vindas de setores industriais e de serviços e do sistema universitário nacional. O objetivo geral do curso é formar mestres e doutores capazes de consolidar os princípios desta área, melhorando a capacidade gerencial de tomada de decisão.

Podem participar do mestrado alunos egressos de cursos de Engenharias ou de cursos de áreas afins (como Ciência da Computação, Matemática Aplicada, Ciência e Tecnologia, entre outros. Para o doutorado, alunos de graduação ou pós-graduação nas Engenharias e áreas já citadas.

“Com isso o instituto passa a ter seis cursos de pós-graduação, sendo quatro com doutorado. Esse feito evidencia a ótima qualidade do instituto, em especial a excelência e o comprometimento de seu corpo docente. De fato, um instituto com apenas oito anos, que conta com menos de 100 docentes, possuir sete cursos de graduação, seis de pós e diversos programas de extensão é muito raro”, celebra o diretor do ICT-Unifesp Luiz Leduíno de Salles Neto.

Horacio Yanasse, professor do ICT que participou da elaboração da proposta, explica que o projeto permitirá uma maior interlocução e interação entre os docentes e pesquisadores da Unifesp e do ITA, fortalecendo ainda mais a qualidade e dinamismo do ensino e pesquisa na região. “Estamos trabalhando para receber os alunos interessados no segundo semestre de 2015”, diz Yanasse.