Docentes do ICT-Unifesp recebem premiação em conferência internacional de Engenharia de Requisitos de Software

O artigo "A Case Study using a Protocol to Derive Safety Functional Requirements from Fault Tree Analysis" (Um estudo de caso utilizando um protocolo para derivar os requisitos de segurança funcional a partir da análise da árvore de falhas), de autoria dos professores Dr. Luiz Eduardo Galvão Martins e Dr. Tiago Oliveira, do Instituto de Ciência e Tecnologia – ICT/UNIFESP (Campus São José dos Santos), ganhou o prêmio de melhor paper na trilha "Industry paper".

O estudo foi submetido à 22ª edição da "IEEE International Requirements Engineering Conference", principal conferência Internacional na área de Engenharia de Requisitos de Software, realizada no campus da Blekinge Institute of Technology, (BHT), na Suécia, sendo essa a primeira vez que um trabalho brasileiro recebe tal premiação.

Realizado em parceria entre um grupo de pesquisadores da Unifesp e a empresa DeltaLife, sediada no Parque Tecnológico, o paper apresentou os resultados parciais do projeto que aborda um estudo de caso sobre especificação de requisitos de segurança para software crítico, resultando no desenvolvimento do protótipo de uma bomba de infusão de insulina de baixo custo cujo objetivo é proporcionar aos brasileiros que sofrem de diabetes tipo 1, principalmente os de baixa renda, acesso ao tratamento.

Atualmente a bomba de infusão de insulina apresenta um alto custo de aquisição e manutenção, tornando o tratamento inacessível para boa parte da população. Segundo um dos professores responsáveis pelo projeto, Dr. Luiz Eduardo Galvão Martins, a expectativa é que o produto custe em torno de 30% das bombas comercializadas, que custam cerca de R$ 15.000,00.

A estimativa é que haja um protótipo funcional em dez meses. "Estamos mostrando para a comunidade Internacional que as pesquisas e desenvolvimentos na área de Engenharia de Requisitos, no Brasil, estão avançando e atingindo alto nível de qualidade", afirma Galvão, que ressalta a importância de reduzir a distância entre universidades e empresas em busca da cooperação e transferência de tecnologia, tendo em vista o bem social.