Todos estamos em luta por melhores condições de Ensino, Pesquisa e Extensão. Mesmo diante do cenário econômico e da conjuntura nacional, nos comprometemos com os objetivos principais da Universidade, e com a manutenção das atividades, como pois somos gestores e como tais temos as responsabilidades condizentes. Por isso, desde janeiro de 2015 temos realizado inúmeras ações, entre as quais a do acompanhamento das contas da Unifesp.
Após aprovação do orçamento de 2015 e o decreto do último dia 22 de maio, verificamos que o MEC sofreu um corte global em seu orçamento. Com mobilização, realizamos um Fórum em Defesa da Educação e entrega do Manifesto. Conseguimos o compromisso do Ministro de que o custeio das Universidades Federais será mantido.Depois do anúncio, a comissão de acompanhamento das contas projetou que os valores a serem repassados, dariam o equilíbrio das contas em aberto, conforme comunicado da reitoria.
Deve-se salientar que a apuração dos valores deve ser sempre criteriosa, levando em conta período de competência do serviço, data de emissão da nota, data de recebimento (ou ateste do serviço) e prazo contratual para pagamento, em geral 30 dias do recebimento/ateste da nota.
O MEC escalonou, em um cronograma, a liberação dos valores restantes nas próximas semanas.
Estamos comprometidos com a transparência e informaremos a todos a medida que recebermos os recursos e informações.