ICT fecha convênio com a BASF S.A para desenvolvimento de projetos de pesquisa

Na última terça-feira, dia 7 de outubro, a diretoria do ICT-Unifesp se reuniu com representantes da BASF S.A. para oficializar a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a universidade e a empresa para a execução e desenvolvimento de projetos de pesquisa científica e tecnológica.

O acordo contempla bolsas de Iniciação Científica, bolsa de instrução e a participação de alunos de mestrado na área de Ciência e Engenharia de Materiais. Os contemplados terão a oportunidade de utilizar os laboratórios da empresa para o desenvolvimento dos projetos. Essa iniciativa gera a possibilidade de estagio aos alunos que cursam engenharia, que tenham bom currículo e conhecimento na área.

Além disso, a universidade receberá um reator de polimerização que ficará definitivamente no campus, e reagentes que serão utilizados nas aulas de laboratório da disciplina de Síntese de Polímeros da Engenharia de Materiais por três anos.

Para o diretor do ICT-Unifesp, Luiz Leduíno de Salles Neto, a
relação universidade-empresa é um dos alicerces do Instituto, sediado no Parque Tecnológico de São José dos Campos. “Uma das principais funções sociais da universidade é contribuir com o desenvolvimento do país e a aproximação universidade-empresa alavanca a geração de emprego e renda. Esse convênio com a BASF, iniciativa do nosso professor Maurício Pinheiro, constitui-se em um modelo e uma motivação para outras parcerias com grandes e também com pequenas empresas”, conclui.

"Este acordo é uma semente que está sendo plantada, com a possibilidade de gerar novos acordos em diferentes áreas de atuação dos docentes. Além disso, contribuirá com a formação dos alunos, permitindo uma maior aproximação entre a  indústria e a universidade", explica Maurício Pinheiro, professor do ICT-Unifesp.

destaque

Da direita para esquerda:
Marcos Allemann - Diretor da Divisão de Dispersões e Pigmentos da BASF S.A.
Luiz Leduíno de Salles Neto - Diretor do ICT-Unifesp
Marlon Santos - Gerente de P&d para América do Sul da BASF S.A.
Maurício Pinheiro - Professor e Coordenador do Projeto no ICT-Unifesp
Eider Amorim - Gerente de Negócios de Dispersões para América do Sul da BASF S.A.