Unifesp e Cia Athletica selecionam mulheres no pós-menopausa para avaliação da massa óssea

Para participar, basta comparecer à Unifesp de São José dos Campos no dia 13 de junho para assistir a uma palestra sobre o estudo e iniciar a triagem

O Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da Universidade Federal de São Paulo, Campus São José dos Campos, e a Companhia Athletica estão selecionando 80 mulheres que estejam no período pós-menopausa, sem doença cardíaca, para participar de um programa de exercícios que avaliará a qualidade da massa óssea das mesmas.

Este programa é parte de uma pesquisa que será realizada  entre a Unifesp, Companhia Athletica e a Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP).

A perda de massa óssea (osteoporose) causada pela menopausa é uma disfunção crescente e muito comum nas sociedades que estão envelhecendo. Com a idade é normal que se perca de 15% a 20% dessa massa, ocasionando o aumento de fraturas e queda na qualidade de vida.

A proposta desse estudo é avaliar o efeito dos exercícios isométricos (força sem movimento) realizados através de equipamentos, na saúde esquelética das mulheres pós-menopausadas. O programa ocorrerá uma vez por semana, durante 30 semanas.

Serão recrutadas somente mulheres provenientes da cidade de São José dos Campos. Para participar é necessário assistir a palestra de apresentação do estudo dia 13 de junho, às 10h, no auditório do ICT/Unifesp - Campus São José dos Campos – Unidade Talim - localizada à Rua Talim, 330. No local serão feitas as triagens e encaminhamentos.

Os exercícios serão realizados dentro de um espaço reservado na Companhia Athletica da cidade.