Colação de Grau e Emissão de Diplomas

1) O que é colação de grau ordinária ou solene? A Colação de Grau Ordinária ou Solene na Universidade Federal de São Paulo é o ato oficial, de caráter obrigatório e público, no qual os concluintes dos cursos de graduação são diplomados, de acordo com Art. 53, item VI da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação).
 
2) O que é colação de grau extraordinária? A Colação Extraordinária é realizada quando o formando necessita, em caráter excepcional, colar grau fora das datas oficiais.
 
3) Quais o motivos que justificam a colação de grau extraordinária? Doença impeditiva do formando ou familiares de 1º grau com o devido atestado médico e os casos previstos nos artigos 78 e 79 da norma de cerimonial. Para acessar a norma de cerimonial, clique aqui.
 
4) Quando o estudante estará apto a colar grau? Uma vez cumpridas todas as exigências descritas no PPC, o estudante deve ter seu registro alterado da situação "em curso" para "concluinte", estando apto a colar grau.
 
5) Não poderei participar pessoalmente da colação de grau, o que devo fazer? Deverá nomear um representante para participar da cerimônia e redigir uma procuração com fins específicos para colação de grau, a qual deverá ser registrada em cartório e entregue pelo representante no ato da colação.
 
6) Quais as exigências da UNIFESP para emissão do diploma? O estudante deverá estar com toda documentação requerida regularizada perante a UNIFESP.
 
7) Como é feita a solicitação do diploma de graduação? Siga as instruções contidas na página da PROGRAD.
 
8) O diploma emitido pela UNIFESP é gratuito? Sim.
 
9) Posso contratar uma empresa especializada para fazer a impressão do diploma? Sim, desde que obedeça a formatação e conteúdo estabelecido pela Universidade. Neste caso o estudante arcará com todos os custos de impressão.