Pré-Vestibulinho UNIFESP - Curso Preparatório Gratuito para Alunos do Ensino Fundamental

Pré-Vestibulinho UNIFESP

O objetivo geral do programa de extensão é a implantação de um curso preparatório (vestibulinho) gratuito voltado para alunos do 9° ano do ensino fundamental da EMEF Profa. Rosa Tomita, localizada no bairro São José II do município de São José dos Campos, região do Vale do Paraíba - São Paulo. O programa envolve a participação direta de docentes e discentes do ICT-UNIFESP com dirigentes e alunos do ensino fundamental da instituição.

Como objetivos específicos esperam-se:

• beneficiar estudantes carentes do bairro São José II, sem condições financeiras de cursar um curso preparatório em instituição particular, oferecendo-lhes uma oportunidade real de ingresso em escola de ensino médio e/ou técnico de referência na região.

• A qualificação dos jovens carentes envolvidos no programa, promovendo a democratização do acesso e seu direito a benefícios e serviços de qualidade.

• O favorecimento do desenvolvimento social dos graduandos da UNIFESP envolvidos no programa, ampliando seus horizontes de conhecimentos, bem como sua prática para além da sala de aula.

• Promover o relacionamento entre grupos e a convivência com as diferenças sociais entre os graduandos da UNIFESP e os estudantes da escola municipal, promovendo a igualdade e equivalência de direitos sem discriminação de qualquer natureza entre as populações. A equipe executora é responsável pela coordenação, administração e implantação do programa de extensão é composta por docentes e discentes do ICT-UNIFESP.

O programa de extensão teve início no primeiro semestre de 2014. Tratou-se um projeto piloto e inovador, onde atividades de planejamento, seleção de discentes, pesquisa e elaboração dos materiais didáticos necessários foram realizados. Neste período, 18 (dezoito) discentes voluntários ministraram as primeiras aulas a 22 (vinte e dois) alunos do 9° ano do ensino fundamental a partir do segundo semestre de 2014.

Coordenação: Profa. Dra. Aline Capella de Oliveira

coordena e avalia o desenvolvimento do curso, considerando diferentes perspectivas, o impacto social na comunidade atingida direta e indiretamente no processo de capacitação dos jovens estudantes, o impacto acadêmico na formação complementar técnico-científica, pessoal e social dos discentes envolvidos no programa.

Docentes colaboradores:

Profa. Dra. Aline Capella de Oliveira, Profa. Dra. Grasiele Cristiane Jorge, Prof. Matheus Cardoso Moraes, Profa. Dra. Vanessa Gonçalves Paschoa Ferraz – responsáveis pela capacitação dos graduandos da UNIFESP nas diferentes áreas de ensino, a partir do material didático disponível; definição do programa básico das disciplinas a serem abordadas no curso preparatório e elaboração do material didático a ser utilizado em sala de aula.

Psicóloga: Priscila Marcal Fer - o programa conta ainda com a colaboração da psicóloga do ICT-UNIFESP, que acompanha dos discentes e os auxilia com eventuais dificuldades na ministração do curso aos alunos do ensino fundamental.

Contato:

Aline Capella de Oliveira - E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. , Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Inscrições:https://docs.google.com/forms/d/1ycxJo4W6VsVPhvqf8SzR1wZKeSsgvkW8Zg8h4aG3CpI/viewform "