Apresentação Parque de C&T ICT

Logo COLOR 1 V2

A cidade de São José dos Campos é conhecida por possuir instituições de pesquisa e de ensino de renome, além de possuir um parque industrial avançado. Contudo, espaços de divulgação científica e tecnológica na cidade ainda são incipientes.

Desde 2007 a cidade abriga o Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Esse campus oferece diversos cursos em nível de graduação e pós-graduação, entre os quais figura, por exemplo, o Bacharelado em Ciência e Tecnologia (C&T). Esse curso possui uma natureza bastante interdisciplinar e agrega profissionais de diversas áreas do conhecimento. Temos, assim, um ambiente propício à concepção e construção de um espaço de divulgação científica e tecnológica. De maneira promover uma maior divulgação dos temas de ensino e das pesquisas realizadas no ICT à sociedade, propõe-se neste projeto a criação de um espaço lúdico para a difusão de C&T: o Parque de Ciência e Tecnologia do ICT-UNIFESP. O intuito é promover a divulgação de experimentos e temas científicos, despertando no público o interesse e curiosidade pela ciência e tecnologia. Esse parque será abrigado em espaços de livre acesso do campus e conterá experimentos interativos e em temáticas interdisciplinares, em consonância com o perfil institucional do ICT.

Além de promover a divulgação das temáticas desenvolvidas no ICT ao público em geral, os discentes do ICT também deverão se beneficiar visualizando alguns dos conceitos e pesquisas realizados no ICT na prática. Educadores também serão beneficiados pelo espaço, que proverá uma extensão ao conteúdo ministrado em sala de aula.

Este projeto está organizado em um conjunto de subprojetos, com diferentes equipes de professores responsáveis, cada qual dentro de sua área de atuação. São vislumbrados projetos de caráter interativo e interdisciplinar. O nome Parque de C&T do ICT reflete a característica interativa da exposição, uma vez que os visitantes podem participar ativamente dos experimentos propostos. Ademais, vários dos projetos propostos são inovadores e frutos da aplicação de pesquisas dos docentes envolvidos em experimentações práticas. Outros experimentos, embora conhecidos, foram escolhidos levando em conta a possibilidade de abordar e ensinar diversos conceitos em uma mesma exposição. Também é previsto um subprojeto itinerante, que levará discussões e experimentações para locais carentes no acesso à C&T. Não é de conhecimento nosso a existência de uma iniciativa com perfil similar na região ou mesmo no país.