Projeto PERFIL CULTURAL

Sabe-se que a Cultura é um dos instrumentos fundamentais na formação de jovens mais tolerantes, generosos, sensíveis e criativos. Assim pode-se afirmar que a cultura é parte indissociável da formação do indivíduo, é inclusão, é uma porta de entrada para que tenhamos uma sociedade mais compreensiva e tolerante, mais humana.

Este projeto tem como principal objetivo o mapeamento do Perfil Cultural dos Estudantes ingressantes nas universidades públicas, a fim de gerar indicadores acerca da efetividade das políticas públicas para o público jovem.

Neste conceito, o projeto desenvolveu o piloto: Perfil Cultural dos Estudantes de Graduação do ICT/UNIFESP.  , O piloto auxiliará ainda a Câmara de Extensão e Cultura (CaEC) São José dos Campos e o Núcleo de Apoio aoEstudante (NAE) no desenvolvimento de uma política interna de promoção da cultura.

A proposta visa, no contexto acadêmico, aproveitar da melhor maneira possível o ambiente universitário, a expertise dos alunos, a interdisciplinaridade e a interação entre os envolvidos para a condução de um programa extensionista de ensino e fomento de novas tecnologias. Além disso, o projeto contribuirá com a formação dos estudantes do bacharelado em Ciência e Tecnologia conforme preceitos descritos em seu plano pedagógico, permitindo a troca de saberes entre os mesmos, professores e comunidade como um todo.

Como produtos finais deste projeto, visa-se a construção de um modelo de base de dados cultural a ser persistentemente alimentada e replicável a outras instituições de ensino, fornecendo um panorama nacional sobre o perfil cultural dos jovens. Como subproduto o projeto pretende publicar um livro sobre cultura com o mapeamento do perfil do campus.

A equipe desenvolvedora do projeto é composta principalmente de discentes, para que os mesmos desenvolvam habilidades que permitam, através da replicabilidade, promover o levantamento de dados e ações culturais em suas comunidades de origem. Dessa forma, os frutos gerados pelo projeto, perpassam os muros da universidade.

Para maiores informações, gentileza entrar em contato através do email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.