Pré-Vestibulinho UNIFESP

Logo 2.5

O programa Pré-Vestibulinho UNIFESP articula e trabalha o preceito da indissociabilidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão no fazer acadêmico, e é norteado pelos princípios estabelecidos na Universidade Federal de São Paulo. O objetivo geral do programa é o oferecimento de um curso preparatório (pré-vestibulinho) gratuito voltado para alunos do ensino fundamental de escolas. A meta é beneficiar jovens carentes do bairro sem condições financeiras de cursar um pré-vestibulinho em instituição particular. O município de São José dos Campos abrange escolas públicas e privadas de ensino médio e técnico de referência, como por exemplo, o Colégio Embraer Juarez Wanderley, Senai e ETEC. Entretanto, jovens estudantes moradores de bairros carentes têm pouco ou nenhuma oportunidade de ingresso em tais instituições. Uma vez que o número de vagas e/ou bolsas disponibilizadas é limitado e a concorrência existente é ampla, o ingresso dos estudantes nestas instituições limita-se àqueles com preparo direcionado às avaliações anuais aplicadas pelas instituições.
Trata-se, portanto, de um programa estabelecido em busca da ampliação das oportunidades educacionais dos estudantes do ensino fundamental, facilitando seu acesso ao processo de formação e de qualificação.
Para participação no programa, o discente deve inscrever-se no período divulgado (início de cada ano letivo), escolhendo uma das disciplinas em que deseja atuar no curso preparatório, sendo elas: Língua Portuguesa (Gramática e Redação), Matemática, Ciências Exatas (Biologia, Química e Física) e Ciências Humanas (História e Geografia). A partir daí uma entrevista é realizada pelo docente responsável da disciplina, e se selecionado, o discente participará das atividades do programa, incluindo:
- Definição do conteúdo programático anual da disciplina que o bolsista irá atuar, sob supervisão docente responsável;
- elaboração do material didático a ser empregado em sala de aula;
- ministração, pelo discente, do conteúdo em sala de aula. O discente terá à sua disposição recursos didáticos, como lousa, microcomputador e programar multimídia, além de um espaço adequado para o desenvolvimento das atividades. O discente deverá ainda, propor simulados de prova a fim de avaliar o desempenho dos alunos em relação ao conteúdo ministrado.