1 – Instituição: UNIÃO DOS MOVIMENTOS DE MORADIA DA GRANDE SP E INTERIOR Nome: EVANIZA LOPES RODRIGUES
Apresentação da Instituição: A UMM tem o objetivo de articular e mobilizar os movimentos de moradia, lutar pelo direito à moradia, por reforma urbana e autogestão, sendo uma articulação de movimentos que atuam na área de favelas, cortiços, sem-teto, mutirões, ocupações e loteamentos.
Currículo: Formação em Serviço Social, mestre em Arquitetura e Urbanismo, atuou como coordenadora executiva da União Nacional por Moradia Popular, foi membro da coordenação nacional do Fórum Nacional de reforma Urbana e do Projeto de Moradia do Instituto Cidadania. Atuou como chefe de gabinete da Secretaria de Programas urbanos do Ministério das Cidades e como assessora da presidência da Caixa Econômica Federal, na implementação do Programa Minha Casa Minha Vida.
Manifestação de interesse em compor o CEUS: Interesse em contribuir na discussão das estratégias da aproximação movimentos populares e universidade, identificando temas de interesse comuns, apoiando a formulação de iniciativas de diálogo e interação, bem como na construção de propostas para a sociedade.
|
2 – Instituição: UNIÃO BRASILEIRA DE MULHERES Nome: ANNA MARIA MARTINS SOARES
Apresentação da Instituição: A entidade defende os direitos e reivindicações das mulheres e luta contra a opressão, violência de gênero, raça, classe e luta por creche e educação.
Currículo: Graduada em Serviço Social, militante de movimentos sociais, democráticos e sindical, já atuou como vereadora e deputada estadual em São Paulo.
Manifestação de interesse em compor o CEUS: O interesse é motivado pela participação no CEUS por conta da luta na Zona Leste pelo acesso dos segmentos populares à Universidade. Desde 1983, participa no Movimento de Luta Pela Universidade que depois de 23 anos conquistou o Campus USP/Leste. Atuar nesse conselho contribui para a integração entre Universidade e Sociedade.
|
3 - Instituição: MOVIMENTO NOSSA ITAQUERA Nome: MERCI RODRIGUES MEDEIROS
Apresentação da Instituição: O Movimento Nossa Itaquera teve seu início em meados de março de 2010 com grupo de pioneiros que tiveram o apoio decisivo do Padre Paulo Bezerra que estimulou a formação deste grupo inicial que era composto por pessoas da paróquia interessadas no desenvolvimento do bairro.
Currículo: Licenciatura Plena em História e Pedagogia, desempenha a função de Coordenadora Geral do Cieja Itaquera, atua no Movimento Nossa Itaquera, participante da Pastoral do Meio Ambiente da Paróquia Nossa Senhora do Carmo e fez parte do movimento pela Implantação da Unifesp na Zona Leste.
Manifestação de interesse em compor o CEUS: Colaborar na proposição de tema de interesse local, nacional e internacional que orientem as ações de programas e ações acadêmicas, baseadas em problemas, evidências e contextos reais, alinhados com as necessidades da sociedade brasileira.
|
4 – Instituição: MOVIMENTO SOCIAL “GRITO DOS EXCLUÍDOS CONTINENTAL” Nome: HELOISA DE SOUSA RIBEIRO OLIVEIRA
Apresentação da Instituição: O “Grito dos Excluídos” opera para que as pessoas possam conhecer seus direitos construindo projetos, oficinas e debates, atuando em conselhos de direito nas áreas sociais e de saúde. Trabalha para ampliar a discussão para a população num processo democrático objetivando garantir os direitos básicos e uma justiça social.
Currículo: Bacharel em Enfermagem, Especialização em Enfermagem de Saúde Pública, Curso ”Atuação Sócio - Ambiental em Áreas de Mananciais”, Curso de Extensão
Universitária -Movimentos Sociais e Crises Contemporâneas. Atua no Projeto de Saúde Escolar da Universidade Federal de São Paulo “Projeto Sol Nascente”; Enfermeira em Unidades Básicas de Saúde do Sistema Único de Saúde, Serviço de Atenção Especializada SAE (DST); Titular do segmento trabalhador de Conselho Gestor de Saúde em Unidade de Saúde e em Conselho Gestor da Supervisão Técnica Regional de saúde Vila Mariana.
Manifestação de interesse em compor o CEUS: O interesse está ligado à minha formação na área da saúde e experiência profissional no Sistema Único de Saúde, onde pude conhecer a realidade de vida dos usuários e a organização da assistência pública de saúde.
|
5 – Instituição: COLETIVO METROPOLITANO DE MOBILIDADE URBANA COMMU Nome: JOÃO VITOR CAMPOS DOS REIS
Apresentação da Instituição: Um coletivo de pessoas que moram e utilizam os sistemas de transporte público da Região Metropolitana de São Paulo. Os objetivos são: disseminar informações de qualidade sobre mobilidade urbana, geradas por quem utiliza o transporte coletivo; aprimorar o debate sobre mobilidade urbana; melhorar o diálogo entre sociedade, poder público e operadores; fiscalizar e cobrar as autoridades competentes para garantir respeito, segurança e qualidade no fornecimento de transporte público; empoderar os usuários de transporte público para serem também fiscalizadores.
Currículo: Graduado em Jornalismo pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac) da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Ativo na organização dos estudantes via Centro Acadêmico (Florestan Fernandes - CACOFF) e Diretório Acadêmico representante de graduandos e pós-graduandos da Faac (Di Cavalcanti - Dadica). Repórter correspondente da Agência Mural de Jornalismo das Periferias na cidade de Guarulhos.
Manifestação de interesse em compor o CEUS: Participando do COMMU, trocamos conhecimento sobre mobilidade urbana e planejamento urbano, temos, a exemplo, conhecimento e divulgação do projeto #Sufoco do grupo de pesquisa-ensino-extensão Rede Mobilidade Periferias, do Campus Zona Leste. Desejo nesse sentido propor soluções e construir diálogo com melhorias no transporte e no planejamento da Unifesp para a região.
|
6 – Instituição: INSTITUTO LATINO AMERICANO DE TRADIÇÕES AFRO BANTU - ILABANTU Nome: WALMIR DAMASCENO DOS SANTOS
Apresentação da Instituição: Uma associação com o enfoque prioritário na manutenção E preservação da Comunidade Tradicional de Matriz Centro Africana Inzo Tumbansi, objetivando a revalorização dos saberes e fazeres tradicionais, atuando no fortalecimento de ações políticas que viabilizem a promoção da igualdade racial como forma de enfrentamento do racismo e empoderamento dos povos e comunidades tradicionais de matriz africana e afrobrasileira.
Currículo: É jornalista de profissão, bacharel em Direito e licenciado em Letras, especialista em Educação para Relações Étnico-Raciais, tem se dedicado à organizar e presidir pesquisas, conferências, encontros, seminários e palestras, nacionais e internacionais, para promoção da igualdade racial, valorização da história e da cultura africana e afro-brasileira e tornou-se árduo defensor e impulsionador na revalorização dos aportes culturais dos africanos e seus descendentes na diáspora, lutando pela visibilidade cultural e identitárias desses povos e seu legado em São Paulo e em todo continente latino americano e caribenho.
Manifestação de interesse em compor o CEUS: ILABANTU, deseja participar e auxiliar no debate de temas acerca das tradições africanas na diáspora, nacional e internacional que orientem as ações para inserção no ensino, pesquisa da história da áfrica e das culturas afro-brasileiras, bem como propor nos programas e ações acadêmicas e nas metodologias de ensino a participação dos Terreiros e Comunidades Tradicionais Africanas como espaços de produção de conhecimentos, em uma visão de uma academia não eurocêntrica.
|
7 – Instituição: CENTRAL DE MOVIMENTOS POPULARES Nome: FRANCISCA GENILCE GOMES
Apresentação da Instituição: A CMP foi criada para articular os movimentos populares urbanos em suas lutas comuns e de caráter geral. A necessidade de criar um instrumento de articulação, para somar forças entre os diversos movimentos nas lutas por direitos e pela construção de políticas públicas, foi o principal objetivo de criação da CMP, e segue como princípio norteador de sua atuação.
Currículo: Possui bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutoranda pela pós-graduação em Serviço Social-Puc-SP. Mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora efetiva de Sociologia- Secretária de Educação-SP. Atualmente compõe a coordenação da Escola de Formação da CMP - Central de Movimentos Populares.Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Movimentos Sociais - NEMOS.
Manifestação de interesse em compor o CEUS: Buscarei auxiliar na proposição e no debate de temas de interesse local, nacional e internacional para orientar as ações de ensino, pesquisa e extensão da Unifesp, bem como nos programas e ações acadêmicas e nas metodologias de ensino inovadoras, tudo alinhado com as necessidades da sociedade brasileira. Na minha atuação me proponho a colaborar com a avaliação do estudante egresso da Unifesp, a proposição de parcerias com movimentos sociais, órgãos de classe e entidades civis, além de parcerias público-privadas para investimentos estratégicos da Unifesp, incluindo novas infraestruturas e áreas de pesquisa.
|
8 – Instituição: MOVIMENTOS DOS TRABALHADORES SEM TERRA LESTE 1
Nome: EDILSON HENRIQUE MINEIRO
Apresentação da Instituição: É formada por grupos de origem e por uma coordenação formada por cerca de 40 pessoas, que na maioria são mulheres que decidiram mudar seu destino e de suas famílias. Atualmente participam da entidade cerca de 3 mil famílias nos grupos de origem e nos mutirões já conquistados.
Currículo: Bacharel em Direito. Advogado militante na área do Direito Urbanístico. Mestre em Ciências na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Atua desde 1994 na fiscalização, formulação e execução de políticas de habitação de interesse social. Atualmente é assessor jurídico do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra Leste 1 e da União dos Movimento de Moradia – UMM/SP.
Manifestação de interesse em compor o CEUS: Manifesto meu interesse em compor o Conselho, dada sua natureza democrática e capacidade de diálogo com os diversos segmentos que constituem o espaço público. Já tendo cumprido um mandato, avalio que o Conselho exerceu papel relevante no debate das questões cotidianas e estratégicas, sendo que a criação do curso de graduação em geografia no Campus da Zona Leste de São Paulo se constituiu num exemplo concreto de que mesmo em situações de dificuldades, é possível avançar.
|
9 – Instituição: REDE EMANCIPA Nome: DANIELA XAVIER HAJ MUSSI
Apresentação da Instituição: A Rede Emancipa existe desde 2007 coordenando núcleos de educação popular nas periferias brasileiras. Desde seu surgimento, em Itapevi (periferia da capital paulista), a expansão da Rede Emancipa foi notável e hoje existimos de maneira organizada no RS, PR, RJ, MG, DF, MS, PA, MA, RN, CE e internacionalmente em Cabo Verde. Desde 2017, a Rede Emancipa impulsiona o projeto Universidade Emancipa voltado especialmente para a aproximação e engajamento de nossas ações de educação popular junto às universidades brasileiras. Esse projeto iniciou-se com cursos presenciais realizados em parceira com a USP e a FESPSP em São Paulo (2018), aulas públicas com professores/as universitários nos cursinhos populares (2018-2019) e, com a pandemia, em 2020 e 2021, em uma série de cursos online em parceria com várias instituições como UERJ, USP, UFMG e UFSCAR. Nosso interesse em compor o Conselho Estratégico da Unifesp se deve, assim, a dois motivos principais: a) seguir ampliando nossa integração local universidade/iniciativas de educação popular acompanhando e contribuindo para a elaboração de iniciativas da Unifesp no sentido da democratização do acesso e gestão da instituição; b) promover parcerias específicas para realização de atividades de formação (inclusive com certificação) voltadas para a educação popular.
Currículo: Professora Adjunta do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Autor dos livros "Política e literatura: Antonio Gramsci e a crítica italiana" (2014) e "Socialismo e liberalismo antes do fascismo"(2020). Coordenadora da Rede Emancipa, fundadora e organizadora do projeto Universidade Emancipa.
Manifestação de interesse em compor o CEUS: Nosso interesse em compor o Conselho Estratégico da Unifesp se deve, assim, a dois motivos principais: a) seguir ampliando nossa integração local universidade/iniciativas de educação popular acompanhando e contribuindo para a elaboração de iniciativas da Unifesp no sentido da democratização do acesso e gestão da instituição; b) promover parcerias específicas para realização de atividades de formação (inclusive com certificação) voltadas para a educação popular.
|
10 – Instituição: MOVIMENTO INDEPENDENTE MÃES DE MAIO Nome: DÉBORA MARIA DA SILVA
Apresentação da Instituição: Nossa missão é lutar pelo Direito à Verdade, à Memória, à Justiça e à Reparação Plena para todas as vítimas da violência contra a população Pobre, Negra, Indígena e contra os Movimentos Sociais brasileiros, de Ontem e de Hoje. Verdade, Justiça e Reparação para todas as vítimas do massacre contínuo que o estado pratica historicamente no país.
Currículo: Ativista dos direitos humanos, fundadora do Movimento Independente Mães de Maio, que denuncia e apura independentemente casos de violência policial no Brasil.
Manifestação de interesse em compor o CEUS: A minha participação, representando o movimento no Conselho irá contribuir de forma que os diferentes saberes se complementam diante da diversidade acadêmica.
|
11 – Instituição: MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA Nome: DAIANE RAMOS
Apresentação da Instituição: O Movimento Sem Terra está organizado em 24 estados nas cinco regiões do país. No total, são cerca de 350 mil famílias que conquistaram a terra por meio da luta e organização dos trabalhadores rurais.
Currículo: Formada em Pedagogia - UFSCar, Especialização em Linguagens nas Escolas do Campo - UNB, Cursando Mestrado Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente UNIARA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, currículo, Educação do Campo, EJA. Tem experiência com coordenação política e pedagógica e elaboração de proposta política e pedagógica na modalidade educação infantil.
Manifestação de interesse em compor o CEUS: Assim como a Unifesp colocou na primeira sessão, manifesto o interesse em compor ao conselho para que possa participar dos debates temas de interesse local, nacional e internacional que orientem as ações de ensino, pesquisa e extensão da Unifesp, programas e ações acadêmicas, metodologias de ensino inovadoras, alinhado com as necessidades da sociedade brasileira.
|