Categoria: ÓRGÃOS E CONSELHOS PROFISSIONAIS – Total: 4

logo201 – Instituição: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM

Nome: ROSA MARIA GODOY SERPA DA FONSECA

Apresentação da Instituição: A Associação Brasileira de Enfermagem é uma associação de caráter cultural, científico e político, articulando-se com as demais organizações da enfermagem brasileira, para promover o desenvolvimento político, social, cultural e cientifico das categorias que a compõem.

Currículo: Graduada em enfermagem e enfermagem de saúde pública (USP), mestre em saúde pública (USP) e doutora em enfermagem (USP). É livre docente em enfermagem em saúde coletiva. Atua como professora titular sênior na USP. Atualmente é coordenadora da Câmera Técnica de Atenção básica e Membro da Comissão Interministerial de Saúde da Mulher do Conselho Nacional de Saúde (MS).

Manifestação de interesse em compor o CEUS: O interesse em compor o CEUS-Unifesp, na qualidade de representante da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), vincula-se à missão da ABEn de exercer o controle social por meio do diálogo institucionalizado com a Universidade.

logo21

2 – Instituição: INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL

Nome: MARIANA CICUTO BARROS

Apresentação da Instituição: Associação em prol da construção democrática e sustentável das cidades e da prática da arquitetura e do urbanismo como meio para enfrentar a desigualdade sócio espacial no Brasil e atender as necessidades dos cidadãos quanto à qualidade de vida, a justiça social, ao acesso universal aos direitos sociais e ao desenvolvimento socioeconômico e ambiental.

Currículo: Graduada em Arquitetura e Urbanismo, mestrado em Arquitetura e Urbanismo e Doutorado em Planejamento e Gestão do Território. Atua profissionalmente e academicamente em pesquisas e projetos com temas relacionados à Habitação de Interesse Social, Políticas Habitacionais e Assessorias Técnicas (ATHIS)

Manifestação de interesse em compor o CEUS: O Instituto acredita que a sua atuação junto ao Conselho fortalece o diálogo e trocas com o corpo docente da Universidade e como parte de suas atribuições, ensejos com relação aos debates acadêmicos.

logo22

3 – Instituição: AEASP - ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS AGRÔNOMOS DO ESTADO DE SÃO PAULO

Nome: HENRIQUE CÉSAR DE LIMA ARAÚJO

Apresentação da Instituição: A AEASP tem como missão “Defender, zelar e valorizar a Agronomia e o Engenheiro Agrônomo com o compromisso de promover o associativismo, a cidadania, a ética e a sustentabilidade sócio-econômico-ambiental”.

Currículo: Graduação em Agronomia pela UFLa/ESAL. Lato Senso Nutrição Humana UFLa. Lato Senso Estudo Plantas Medicinais FOC. Pós-graduação Eng. Segurança Trabalho Uninove. Inspetor CREA/SP, Coordenador GT Paisagismo AEASP Educação

Manifestação de interesse em compor o CEUS: A AEASP tem grande capacidade de propor parcerias para o desenvolvimento de inovações científicas, sociais e tecnológicas com os setores público, privado e terceiro setor, além de ser capaz de propor parcerias público-privadas para investimentos estratégicos da Unifesp, incluindo novas infraestruturas e áreas de pesquisa.

logo23

4 – Instituição: CAU/SP - CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO DE SÃO PAULO

Nome: CATHERINE OTONDO

Apresentação da Instituição: O conselho tem por finalidade orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de Arquitetura e Urbanismo, zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina dos arquitetos e urbanistas, bem como pugnar pelo aperfeiçoamento do exercício da Arquitetura e Urbanismo, no âmbito de sua jurisdição.

Currículo: Arquiteta graduada pela FAU_USP em 1994. Em 2013 recebeu o titulo de doutora pela mesma instituição. Foi professora de Projeto no Instituto de Arquitetura e

Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP), e atualmente leciona a mesma disciplina na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Em 2020 foi eleita juntamente com um grupo de 156 mulheres, Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado de São Paulo, CAU/SP, para a gestão do triênio 2021-2023.

Manifestação de interesse em compor o CEUS: Elaborar procedimentos para a melhoria das condições de oferta e da qualidade dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo, realizar ações que estimulem a promoção da educação e formação profissional e continuada são algumas das atribuições da Comissão de Ensino e Formação definidas em Lei e no Regimento Interno do CAU/SP, e que estão diretamente alinhadas às do Conselho Estratégico Universidade-Sociedade (CEUS) da UNIFESP. Assim, entendemos ser fundamental e urgente, a interação e articulação do CAU/SP ao espaço que conjuga as demandas sociais com os acúmulos do conhecimento socialmente referenciado das Universidades.