Categoria: MOVIMENTOS ESTUDANTIS DE OUTRAS UNIVERSIDADES E SECUNDARISTAS – Total: 3

logo421 – Instituição: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUANDOS

Nome: FLÁVIA CALÉ DA SILVA

Apresentação da Instituição: Com mais de 30 anos de história, a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) é a entidade máxima de representação dos pós-graduandos brasileiros. Em sua trajetória, acumula diversas conquistas institucionais e acadêmicas e carrega em suas bandeiras a defesa da Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Currículo: Historiadora pela UFRJ. Mestranda em História Econômica pela USP. Mais de 10 anos de experiência em análise, elaboração e articulação de políticas públicas educacionais através de atuação em Conselhos como o Conselho Superior da CAPES e CONAES, atuação em entidades educacionais e espaço legislativo e institucional.

Manifestação de interesse em compor o CEUS: É fundamental que a universidade brasileira persiga como objetivo a sua democratização. O partilhamento com a sociedade os debates sobre rumos dessa instituição tão fundamental para o avanço científico, humanista e do desenvolvimento do país. A anpg, como entidade representativa de pós-graduandos tem muito a contribuir para o debate, mas também para aprender. Numa relação de diálogo que tende a dar frutos importantes.

logo43

2 – Instituição: UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES

Nome: IAGO MONTALVÃO CAMPOS OLIVEIRA

Apresentação da Instituição: A UNE é a entidade máxima dos estudantes brasileiros e

representa cerca de seis milhões de universitários de todos os 26 Estados e do Distrito Federal. A universidade é um ambiente onde a juventude brasileira tradicionalmente se organiza em torno de visões, opiniões e vontades comuns. Movimento estudantil é o nome dessa atividade que envolve tanto a organização de uma festa como a participação numa passeata, a criação de uma empresa júnior ou a representação política para debater o país.

Currículo: Depois de três anos cursando História divididos entre a UFG e UnB, começou a cursar Economia na USP. É um ativista do movimento estudantil brasileiro e atual presidente da União Nacional dos Estudantes (biênio 2019-2021).

Manifestação de interesse em compor o CEUS: Por sermos a maior entidade estudantil da América Latina, temos a convicção de que as experiências e vivências adquiridas ao longo dos anos nos permitem contribuir de forma assertiva para a implementação de políticas públicas que contribuam para um ensino de qualidade, buscando sempre o combate às desigualdades. Por isso, a União Nacional dos Estudantes acredita que suas experiências possam ser úteis ao Conselho, com capacidade de compartilhar conhecimentos com a comunidade universitária.

logo443 – Instituição: UNIÃO ESTADUAL DOS ESTUDANTES DE SÃO PAULO - UEE SP

Nome: JOÃO MARCOS LEME MODESTO

Apresentação da Instituição: A UEE-SP é a entidade máxima de representação dos estudantes paulistas e se organiza, e é organizada, pela rede do movimento estudantil, englobando os centros e diretórios acadêmicos e diretórios centrais e centros de estudantes.

Currículo: Estudante de Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba. Militante do movimento social e do movimento estudantil desde 2015. Lutou pela permanência estudantil e ampliação dos recursos financeiros para as Instituições Federais de Ensino, pela defesa da democracia e autonomia universitária prevista na Constituição Federal.

Manifestação de interesse em compor o CEUS: Manifesto interesse em compor o presente conselho por considerar demasiada a necessidade em contribuir no diálogo e aproximação da universidade para com os demais âmbitos da sociedade, propondo debates e explanações sobre a importância da academia para o desenvolvimento civilizacional, tecnológico, científico a na retomada da soberania nacional.