Unifesp faz parceria com a ONU

Núcleo Educacional conclui acordo de participação na iniciativa Cada Mulher, Cada Criança, promovida pelo secretário geral Ban Ki-moon

Mariane Santos Tescaro

O Núcleo Educacional de Tecnologia Social e Economia Solidária (Netes), programa de extensão do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (ICT/Unifesp) – Campus São José dos Campos, estabeleceu compromissos com o programa Cada Mulher, Cada Criança, uma iniciativa promovida pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, que tem como objetivo reunir governos, instituições multilaterais, setores privados e a sociedade civil, em prol da saúde e cuidado das mulheres e crianças em todo o mundo.

Por meio desse comprometimento, a Unifesp se coloca como a primeira universidade brasileira a participar como parceira estratégica na efetivação dos objetivos do programa no Brasil.

imagem do logotipo da NETES

A professora e coordenadora do Netes, Luciana Ferreira da Silva, explica que esse programa da ONU existe há alguns anos e agora foi revigorado, implantado no Brasil e América Latina, e prorrogado por 15 anos, até 2030. Nesse contexto, o núcleo entende sua adesão como uma oportunidade de introduzir algumas de suas expertises em prol da causa e participa como parceiro estratégico no Brasil, potencializando a visibilidade e replicação de práticas e pesquisas nacionalmente e internacionalmente.

Os compromissos firmados são: construir e difundir um banco de dados, informações e inovações em tecnologias sociais existentes no Brasil que sejam replicáveis na área da saúde, da qualidade de vida e da sustentabilidade. Dessa forma criará mecanismo de difusão dessas tecnologias de baixo custo e alta relevância social; ambiente virtual de aprendizagem para difusão de tecnologias sociais para crianças e jovens, inclusive utilizando a técnica de Realidade Aumentada e 3D; empreendimentos e ações de intervenção em comunidades com grande vulnerabilidade social, econômica e ambiental no Vale do Paraíba e com replicabilidade em outras regiões similares do Brasil.

Além disso, criar uma rede de jovens com formação em economia solidária e tecnologia social visando atuação e promoção da sustentabilidade, saúde e qualidade de vida; levantamento e consolidação de dados que proporcionem o melhor planejamento e desenvolvimento de políticas de melhoria de vida; tecnologias sociais de baixo custo para melhoria de condições sanitárias em comunidades vulneráveis do Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo. Para tanto, conta com parcerias com a Rede Social de São José dos Campos, que aglutina diversas instituições da região.

Larissa Rodrigues Mendes, estudante do penúltimo ano de Engenharia de Materiais do ICT/Unifesp, conta que um dos pilares das ações do núcleo é o conceito de Felicidade Interna Bruta, que é o FIB, um indicador de desenvolvimento com a premissa de que uma sociedade não deve somente ser avaliada em termo do seu desenvolvimento econômico, mas também psicológico, espiritual e cultural.

“Então, dessa forma, o programa se mostra como um movimento global de luta contra os problemas de saúde que são enfrentados pelas mulheres, crianças e adolescentes, com a alta vulnerabilidade econômica, social e ambiental. Estamos na busca do empoderamento dessas jovens mulheres para a mudança da sua qualidade de vida e isso tudo baseado nas dimensões do FIB, que é o nosso indicador”, ainda relata Larissa.

Ações em andamento:

Início da participação do núcleo na Rede Juventudes e Economia Solidária (Juvesol);

Participação na Rede Social de São José dos Campos e o reconhecimento e negociação para criar tecnologias sociais;

Participação nas redes de instituições da mobilização mundial do clima;

Processo de pesquisa inovativa – criação de uma bomba de infusão de insulina de baixo custo com desejo de que essa seja uma tecnologia social aplicada mundialmente. A ideia é transformar essa tecnologia social em algo replicável e atingível para quem necessita;

Organização de indicadores de saúde e mortalidade de jovens e crianças do Vale do Paraíba;

Museu Itinerante, patrocinado pelo CNPq, para difundir e incentivar o aprendizado acerca das relações entre ciência, tecnologia e inovação, com preceitos de sustentabilidade. Com isso, serão realizadas mostras de educação científica em bairros de São José dos Campos e em cidades vizinhas.

Luciana ainda esclarece que princípios de sustentabilidade nortearão as ações que serão trabalhadas no programa e poderão ser utilizadas no Brasil e em países em desenvolvimento. Todas as ações estarão imersas no entendimento amplo de saúde que incorpora qualidade de vida, FIB, sustentabilidade e educação ambiental.

“Os compromissos estabelecidos com o programa Cada Mulher, Cada Criança nos traz à responsabilidade e incentivo para potencializar uma série de ações de extensão de grande relevância social, cultural, econômica e ambiental articuladas globalmente. Colocam, portanto, a Unifesp e os princípios que sustentam a economia solidária e a tecnologia social em um patamar de visibilidade importante, nos âmbitos nacionais e internacionais, no que tange o enfrentamento de problemas sociais por meio de intervenções de baixo custo econômico e grande relevância socioambiental, e mais, exemplar para efetivação de novos modelos de pensar e agir na relação entre educação, ciência, tecnologia e sociedade”, finaliza a professora.

foto dos integrantes do NETES - ICT/Unifesp juntos, sorrindo

Integrantes do Netes - ICT/Unifesp

Capa do número 13 jornal entrementes mostrando um livro antigo de ata  Sumário do número 13