Portal registra 4 milhões de acessos por semestre

Instituição aposta no Facebook para ampliar os canais de diálogo entre instituição, comunidade acadêmica e sociedade

foto da interface do site da Unifesp

As publicações da página oficial da Unifesp priorizam temas como produção científica, atividades culturais, eventos institucionais, vestibulares, cursos, campanhas de conscientização e recrutamento de voluntários para pesquisas. Pesquisadores que tenham interesse em divulgar sua produção podem entrar em contato, a qualquer momento, pelo Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Valquiria Carnaúba

Levantamento realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), no início desse ano, mostra que os canais de diálogo entre instituição, comunidade acadêmica e sociedade estão se aprimorando cada vez mais. Dados organizados pelo Departamento de Comunicação Institucional (DCI/Unifesp) apontam que, desde o lançamento do novo site da Unifesp, em outubro de 2014, o número total de acessos, por semestre, saltou de 3 milhões para mais de 4 milhões. O comparativo foi realizado entre o segundo semestre de 2014 e o mesmo período do ano de 2015.

Focada em alcançar o público que se concentra nas redes sociais, a Reitoria decidiu pelo lançamento da página oficial da universidade no Facebook. Criada em junho do ano passado, totaliza mais de 3.000 seguidores em menos de um ano. O conteúdo passa por uma avaliação coletiva e prioriza temas como produção científica, atividades culturais, eventos institucionais, vestibulares, cursos, campanhas de conscientização e recrutamento de voluntários para pesquisas, organizados em cronogramas semanais.

Desde então, é possível monitorar quais os assuntos de maior interesse dos seguidores. Por meio do Google Analytics e do painel administrador do Facebook, a equipe de comunicação auferiu que os picos de acesso ao portal, por meio da rede social, coincidem com as notícias mais curtidas e compartilhadas, a exemplo do anúncio da conquista da primeira carta patente (com 152 compartilhamentos e mais de 8 mil pessoas alcançadas) e da criação do primeiro programa de mestrado público federal em Serviço Social de São Paulo (1.200 compartilhamentos e mais de 21 mil pessoas alcançadas).

Diálogo com a sociedade

O posicionamento da atual Reitoria reflete a consciência acerca da importância da comunicação pública e do jornalismo universitário. Em uma época de interesse crescente sobre as ações do Poder Público, maior entendimento das finalidades da Lei da Transparência e a interatividade exigida atualmente das instituições, facilitar o acesso à informação tornou-se uma das grandes prioridades da Unifesp.

Posto o resultado desse empenho, é possível afirmar que tanto a reorganização do portal (www.unifesp.br) quanto a criação da página oficial do Facebook estão cumprindo com sucesso três objetivos centrais: proporcionar ao usuário maior rapidez no acesso a informações e documentos, otimizar a busca por informações que possibilitem um entendimento mais claro da missão atual da instituição e a criação de uma nova identidade visual.

Capa do número 13 jornal entrementes mostrando um livro antigo de ata  Sumário do número 13