Unifesp inaugura primeiro curso de graduação a distância

Alunos de Tecnologia em Design Educacional terão nova opção a partir de 2017

Mayara Toni

A Unifesp ofertará, a partir de 2017, seu primeiro curso de graduação a distância, de Tecnologia em Design Educacional, proposto pelo Núcleo da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O curso é inédito na modalidade na Unifesp, que até o momento contava apenas com cursos de pós-graduação lato sensu não presencial.

O designer educacional possui um perfil multi e interdisciplinar e suas ações permeiam os campos da Educação, da Tecnologia, Design, Comunicação e a Gestão de Processos. O profissional é alguém que planeja, coordena, implementa e avalia projetos educacionais on-line, presenciais ou híbridos. Nas suas ações, deve buscar construir o diálogo com o aluno, mediado por recursos digitais e eletrônicos, em parceria com os professores, somando suas competências ao conhecimento dos docentes em relação aos conteúdos, metodologias e aos processos didáticos.

A profissão, oficialmente descrita e incorporada à Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) em 2008, tinha formação somente em cursos de pós-graduação ou extensão, sendo a Unifesp pioneira na apresentação do curso de graduação.

“O principal diferencial do curso está na constante ação prática do aluno, promovida por um projeto integrador semestral, sendo complementado por outras ações reflexivas a partir dessa prática”, afirma Paula Carolei, coordenadora do curso.

Em cada projeto semestral devem ser contempladas as dimensões sociais, culturais e as características dos atores envolvidos, o planejamento didático e os modelos de gestão, as tecnologias e linguagens e suas lógicas de autoria e colaboração, as teorias e abordagens educacionais subjacentes, os componentes avaliativos e os movimentos de pesquisa e inovação emergentes.

Para a comunidade acadêmica, a escolha do curso foi feita de forma rigorosa e atenta às necessidades da atualidade. “Os professores do Núcleo da UAB/Unifesp buscaram construir um curso, em conjunto com a universidade, inserido no contexto contemporâneo, capaz de articular experiências locais e internacionais, contribuindo para que o nosso aluno seja um profissional crítico e reflexivo, socialmente justo e culturalmente diverso”, afirma Izabel Meister, coordenadora do Núcleo da Universidade Aberta do Brasil da Unifesp.

Fruto de um trabalho intenso de quase dois anos, a graduação deve ser ofertada já em 2017, com a possibilidade de ingresso por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2016. “A Unifesp, ao propor este curso, traz visão de futuro e ousadia. Este é o primeiro curso de graduação a ser ofertado em uma área do conhecimento que hoje é contemplada pelos cursos de pós-graduação”, completa Meister.

Capa do número 13 jornal entrementes mostrando um livro antigo de ata  Sumário do número 13