Vocação tecnológica, olhar para o social

Os 24 projetos e programas vigentes no Instituto de Ciência e Tecnologia convergem para temas como educação inclusiva, tecnologia, meio ambiente, igualdade de gênero e saúde e bem-estar

Entreteses090 campus sao jose dos campos ICT

Fotografia: Alex Reipert

Luciane Portas Capelo
Coordenadora da Câmara de Extensão e Cultura do Campus São José dos Campos

Denise Stringhini
Representante suplente da Câmara de Extensão e Cultura do Campus São José dos Campos

O Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT/Unifesp) - Campus São José dos Campos, foi implantado em 2007 em razão da inegável vocação científica e tecnológica do Vale do Paraíba. Assim como em outras cidades grandes, a comunidade de São José dos Campos enfrenta desafios tecnológicos, econômicos, sociais e ambientais advindos de seu crescimento. O ICT/Unifesp se insere nesse contexto com o objetivo de contribuir para mitigar ou sanar problemas da comunidade, por meio da pesquisa, do ensino e da extensão.

A Câmara de Extensão e Cultura (Caec) do ICT/Unifesp teve sua primeira ata lavrada em novembro de 2011. A partir daí se iniciou um árduo trabalho no campus para que fosse criada uma cultura extensionista que dialogasse verdadeiramente com a comunidade. Vale destacar aqui o programa denominado Núcleo Educacional de Tecnologia Social e Economia Solidária (Netes), em atuação desde 2014, que assim como outros projetos e programas voltados à educação e tecnologia social, auxiliaram na estruturação da extensão universitária local e na criação da cultura extensionista junto a docentes, discentes e técnicos administrativos em educação (TAEs). Desde então, a quantidade de projetos, programas, eventos e demais ações extensionistas só cresce. O projeto de criação de uma identidade institucional do Caec, realizado em 2017, favoreceu grandemente a compreensão e difusão dos conceitos extensionistas no campus, constituindo um marco no desenvolvimento do ICT/Unifesp e na formação dos nossos estudantes. Esses, nos últimos anos, consolidaram sua participação como atores principais das ações interdisciplinares, educativas, culturais, científicas e político-tecnológicas e passaram a promover uma interação transformadora entre a universidade e seu entorno.

Mais de 24 projetos e programas estão hoje vigentes no ICT/Unifesp. São temáticas comuns a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, a tecnologia e meio ambiente, a igualdade de gênero e desenvolvimento feminino, e a saúde e bem-estar. Temos ainda muito fôlego e coragem para seguir na extensão universitária, que agora será curricularizada. A integração com a pesquisa e com os programas de pós-graduação começa a se intensificar. Que venham os próximos anos, os próximos desafios. Não sabemos como será a universidade do futuro, mas podemos assegurar que o ICT/Unifesp se coloca à frente desse movimento, promovendo educação abrangente, democrática e de alta qualidade para o desenvolvimento sustentável da comunidade onde se insere.

Campus São José dos Campos • extensão em números:
24 programas e projetos de extensão
26 cursos de extensão e eventos