Remodelando territórios

Diante da realidade do município de Osasco, marcada pelos contrastes sociais, a Unifesp tem apostado em parcerias que possibilitem ampliar suas fronteiras de atuação

Entreteses106 campus osasco eppen

Fotografia: Alex Reipert

Celso Yokomiso
Coordenador da Câmara de Extensão e Cultura do Campus Osasco

João Tristan Vargas
Docente do Departamento Multidisciplinar e representante do Eixo Multidisciplinar

A Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (Eppen/Unifesp) - Campus Osasco tem ampliado a cada ano suas atividades de extensão e cultura. Os professores dos Departamentos de Ciências Contábeis, Economia, Relações Internacionais, Ciências Atuariais, Administração e Multidisciplinar, juntamente com o qualificado corpo de técnicos administrativos e, sobretudo, com nossos queridos alunos, empenham-se em esforços integrados para fazer valer o papel da universidade ante a difusão de saberes e a inclusão social.

A variedade de cursos no campus reflete-se em projetos e programas que se voltam a áreas como educação financeira, gestão de projetos, relações internacionais, sustentabilidade, economia solidária, direitos humanos, defesa econômica e processos educacionais. Esse enorme potencial de saberes vê-se desafiado pela realidade do município de Osasco e regiões adjacentes, em que bolsões de riqueza coexistem com extensos territórios urbanos castigados pela violência e falta de acesso a direitos básicos.

Diante do quadro referido, parcerias têm sido fomentadas, ampliando as fronteiras de atuação da universidade. Dentre elas, a parceria com o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste), por meio da qual se buscará desenvolver desde projetos de capacitação profissional até ações de cultura e saúde; a aproximação com as escolas técnicas (Etecs) de Osasco e da região oeste do município de São Paulo; e a gestão de projetos em entidades socioassistenciais. O enfrentamento desses desafios também é marcado pela busca da inovação social, com especial atenção à participação popular e aos processos de emancipação. É o caso do Cursinho Popular Helena Pignatari, gerenciado pelos próprios universitários, que, para além das atividades pré-vestibulares, promovem discussões sobre cidadania com os integrantes do projeto.

Por meio desses movimentos e encontros, a Escola Paulista de Política, Economia e Negócios tece seu lugar no município de Osasco e em seu entorno. Fomenta um espaço que se pretende coletivo. E que convide a população a um “fazer” de mãos dadas, tendo como horizonte uma universidade cada vez mais democrática e sempre pública.

Campus Osasco • extensão em números:
13 programas e projetos de extensão
4 cursos de aperfeiçoamento e especialização