Apresentação Entreteses

A revista semestral de divulgação científica Entreteses, resultado de uma operação colaborativa entre a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, a Reitoria e o Departamento de Comunicação Institucional (DCI), foi criada em 2013, com o objetivo de disseminar a produção de pesquisadores e professores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Essa publicação busca tornar-se um “ponto de encontro” entre docentes, estudantes e funcionários da Unifesp, propiciando um ambiente de integração e superando as dificuldades colocadas pela dispersão geográfica que caracteriza os campi da universidade (situados em São Paulo, Guarulhos, Diadema, Osasco, Baixada Santista e São José dos Campos).

A versão virtual da revista, em fase de contínuo desenvolvimento, pretende criar e fortalecer espaços de interação nas redes sociais. Assim, além de permitir que a própria comunidade Unifesp se conheça, esse veículo é uma de nossas portas para o mundo externo. Ele facilita o cumprimento de uma missão essencial das universidades públicas: entregar à sociedade os produtos oriundos dos recursos investidos nessas instituições.

Entretanto, partilhar o conhecimento não basta. Sua integração com outros saberes é fundamental para o progresso de qualquer área. De fato, a “interdisciplinaridade” tem surgido como tema central das discussões nas mais diversas áreas. Mais que isso, ao aumentar a visibilidade da Unifesp em âmbito nacional e internacional, a revista é um agente facilitador da criação de redes multicêntricas de pesquisa, de parcerias que visam à inovação e à aplicação prática do conhecimento e de nosso processo de internacionalização.

Desse modo, a revista concede espaço para que pesquisadores de diversas áreas apresentem seus principais resultados, de forma crítica e contextualizada, abrindo as portas de seus laboratórios e bibliotecas para a própria Unifesp e para a sociedade como um todo. Discutindo as entrelinhas da pesquisa, Entreteses é também uma ferramenta de comunicação essencial para que debatamos não só os aspectos metodológicos, mas principalmente as facetas éticas e políticas da pesquisa no Brasil e no mundo.

ISSN 2525-538X (publicação online)
ISSN 2525-5401 (publicação impressa)

Capa da sétima edição da Entreteses
Capa da edição 6 da entreteses - logotipo Entreteses, fotografia de drogas: pílulas, garrafas e cocaína, frase Drogas: um debate cientítico