Estudantes constroem aparelho de baixo custo com impressora 3D

O equipamento, muito usado em pesquisas, estará disponível para reprodução pela comunidade científica

Ana Cristina Cocolo

(Imagem: arquivo pessoal)

Estudantes da equipe Forgers, grupo de robótica formado por docentes, pós-graduandos e graduandos do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (ICT/Unifesp) - Campus São José dos Campos, desenvolveram um aparelho que permite a agitação de soluções e suspensões tanto químicas como bioquímicas, muito utilizado em laboratórios de pesquisa, com preço equivalente a apenas 10% do valor praticado no mercado, que é de R$ 5 mil.

As tecnologias que possibilitaram a criação do equipamento a um custo tão baixo foram a plataforma Arduino – sistema de código aberto (hardware e software) para prototipagem eletrônica rápida – e a impressão em 3D.

Mateus Sousa Franco e Everton da Silva Coelho, responsáveis pelo desenvolvimento do projeto, são alunos do 4º e 5º anos, respectivamente, do curso de graduação em Engenharia de Computação do ICT/Unifesp. A construção do aparelho – encomendada por Dayane Batista Tada, professora adjunta e pesquisadora do instituto – foi financiada com recursos concedidos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O equipamento está em fase de testes, e seu projeto poderá ser, em breve, compartilhado e reproduzido pela comunidade científica por meio de plataforma ou repositório on-line, que disponibilizam gratuitamente empreendimentos dessa natureza.

De acordo com Fabio Augusto Faria, professor adjunto do ICT/Unifesp e coordenador da equipe Forgers, a ideia é buscar parceiros que possam auxiliar no aperfeiçoamento do aparelho, principalmente em sua parte estrutural. “Nossa intenção é tornar o projeto mais robusto para produção em larga escala e assim atender à demanda já existente dentro da instituição”, afirma. “Atualmente, nossa estrutura de laboratório para desenvolvimento de projetos e o acesso a materiais são limitados.”

Estudantes

Mateus Sousa Franco e Everton da Silva Coelho, responsáveis pelo desenvolvimento do projeto, ao lado de Dayane Batista Tada, professora adjunta e pesquisadora do ICT/Unifesp (Imagem: arquivo pessoal)

Grupo de Robótica Forgers

Fundado por Lucas Vecchete e Pedro Gaiarsa, alunos de graduação em Engenharia de Computação, o Grupo de Robótica Forgers nasceu no ICT/Unifesp, em 2014, com o intuito de difundir o ensino dessa tecnologia entre os frequentadores do campus universitário e membros da comunidade em geral.

A iniciativa deu tão certo que, em curto espaço de tempo, o grupo cresceu e pôde organizar o Robótica sem Fronteiras, programa de extensão da Unifesp também coordenado pelo docente Fabio Augusto Faria, que visa à pesquisa e à multiplicação do ensino de robótica. Atualmente, a equipe desenvolve diversos trabalhos nas escolas públicas da região e – no contexto de um dos módulos do programa, denominado Treinamento para Olimpíada de Robótica – prepara alunos para esse certame, mediante a utilização de kits do produto Lego.