Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas

Formado por cinco unidades, o Campus Diadema tem a missão de formar profissionais técnica e cientificamente preparados para enfrentar os problemas ambientais, de saúde e de educação que afetam o país

Entreteses11 p082 diadema

O projeto de expansão da Unifesp inaugura e agrega o Campus Diadema, em 2007, no ABC Paulista. Por ser uma região que concentra várias indústrias e por abrigar uma área preservada de Mata Atlântica e parte da represa Billings, torna-se evidente que a construção do projeto pedagógico, desenvolvido ao lado do setor produtivo e da comunidade local, segue a vocação para as ciências naturais e exatas.

O campus, portanto, estabelece como missão formar profissionais competentes, técnica e cientificamente, e preparados, inclusive no âmbito social, para enfrentar os problemas ambientais, de saúde e de educação que afetam o país, com vistas à melhoria da qualidade de vida da população. Conta, atualmente, com mais de 259 docentes e 105 técnicos administrativos em educação.

O Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF/Unifesp) - Campus Diadema oferece sete cursos de graduação (Ciências Ambientais, Ciências Biológicas, Engenharia Química, Farmácia, Licenciatura Plena em Ciências, Química e Química Industrial), sendo o ingresso em cinco deles por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e dois (Ciências Biológicas e Engenharia Química), pelo Sistema Misto. Hoje são 2.643 estudantes matriculados.

A pós-graduação oferece oito programas (Análise Ambiental Integrada – intercampi com o Campus Baixada Santista –, Biologia Química, Ciências Farmacêuticas, Química - Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade, Ecologia e Evolução, Engenharia Química, Ensino de Ciências e Matemática, Matemática em Rede Nacional), dos quais um é o curso de mestrado profissional, sete são de mestrados acadêmicos e dois de doutorados. Além disso, o ICAQF/Unifesp desenvolve atividades de pós-graduação intercampi no programa Engenharia e Ciência de Materiais – com o Campus São José dos Campos e com o Campus São Paulo.

As atividades e projetos de extensão também fazem parte da rotina do campus, e contribuem para fortalecer o vínculo com os moradores de Diadema.

O ICAQF/Unifesp - Campus Diadema é formado por cinco unidades: Antônio Doll, Manoel da Nóbrega, José Alencar (dividida em complexo didático e prédio de pesquisa) e José de Filippi. Essa última encontra-se no bairro Eldorado, próxima à represa Billings, uma área de proteção e recuperação de mananciais. No instituto, os estudantes têm acesso a 60 laboratórios para graduação e para pesquisas, dotados de equipamentos de ponta, além de salas de aulas teóricas e de informática, biblioteca, anfiteatro, restaurante universitário e uma central de análises (multiusuários). Há ainda o espaço do sítio Morungaba – terreno com cerca de 20 mil metros quadrados.

Pós-graduação em números:

8 programas de pós-graduação
10 cursos de pós-graduação
7 cursos de mestrado acadêmico
1 curso de mestrado profissional
2 cursos de doutorado
338 estudantes de mestrado acadêmico
10 estudantes de mestrado profissional
74 estudantes de doutorado
180 docentes/orientadores credenciados
347 estudantes titulados até 2018

Dados extraídos do Sistemas Integrado de Informações Universitárias (SIIU) em 28/3/2019