Educação e meio ambiente em evidência

Com exceção das áreas temáticas de Comunicação e de Direitos Humanos e Justiça, o Campus Diadema apresenta projeto em todas as áreas no quadriênio 2015 - 2018

Entreteses076 diadema icaqf2

Fotografia: Alex Reipert

Classius Ferreira da Silva
Coordenador da Câmara de Extensão e Cultura (Caec) – Campus Diadema

As ações de extensão em Diadema têm aumentado nos últimos anos. No quadriênio de 2015 a 2018 foram cadastrados 38 projetos e 14 programas de extensão. Do total de projetos, aproximadamente 60% encontram-se vinculados à área temática da Educação, mas, se considerarmos também os programas de extensão, este número é ainda maior - cerca de 70%.

Com relação às áreas temáticas estabelecidas pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão (Forproex), o Campus Diadema se destaca na área de Educação, em decorrência das parcerias estabelecidas entre docentes do curso de Licenciatura em Ciência com instituições locais, como a firmada entre a Diretoria de Ensino de Diadema e a Secretaria Municipal de Diadema. Um desses exemplos é o programa Articul@ções, um conjunto articulado de projetos e ações de extensão, de caráter multidisciplinar (como cursinhos populares preparatórios para os vestibulares) e interdisciplinar (eventos de divulgação dos cursos superiores na rede pública).

A área de Meio Ambiente é outro foco de boa parte dos projetos (10,5%) e programas (21,4%) de extensão, confirmando a vocação ambiental do campus desde sua concepção e criação. Não menos importante, a área temática de Saúde ocupa a segunda posição no número de projetos (13,2%). Com exceção das áreas temáticas de Comunicação e de Direitos Humanos e Justiça, o Campus Diadema apresenta projeto em todas as áreas neste quadriênio.

Em 2019, o Campus Diadema iniciou a Universidade Aberta para as Pessoas Idosas (Uapi), que conta hoje com 50 matriculados. É um projeto muito jovem, mas com perspectivas de grande impacto na qualidade de vida dos idosos do município. O número de eventos de extensão também tem aumentado nos últimos anos, não somente pelos eventos científicos, como eventos voltados para comunidade local, como é o caso do Encontro dos Surdos com as Ciências (ESC) e do Diadema Visita Unifesp Diadema (Universidade de Portas Abertas).

Alguns projetos de extensão ultrapassam as fronteiras do município de Diadema, como o projeto Picinguaba, que realiza atividades de extensão voltadas para questões ambientais junto às comunidades tradicionais que ocupam o referido parque. Tais ações aumentam a percepção de inclusão social no ambiente. Quem não sabia da existência da Unifesp fica orgulhosa ao descobrir uma universidade federal em sua própria cidade; quem se beneficia das ações, por sua vez, se sente incluído. Esse é o desafio da extensão no Campus Diadema do momento: melhorar a visibilidade das ações de extensão pela comunidade regional e aumentar ainda mais as ações para áreas temáticas ainda não contempladas.

Campus Diadema • extensão em números:
33 programas e projetos de extensão
2 cursos de aperfeiçoamento e especialização