Edição 5 - Entreteses

banner entreteses 05 -Médico e indígena retratados de perfil com o texto projeto xingu 50 anos

Versão em PDF

Novembro 2015

Há 50 anos, a Unifesp cuida da saúde dos povos que vivem no Parque Indígena do Xingu (PIX). Graças ao Projeto Xingu, iniciativa pioneira implementada pela Escola Paulista de Medicina (EPM), o alto índice de mortalidade dessa população, decorrente das grandes epidemias na região, foi reduzido e houve um significativo aumento populacional das etnias.

Encabeçado pelo Prof. Roberto Baruzzi, após o convite do sertanista e então diretor do PIX Orlando Villas Bôas, o Projeto Xingu já levou mais de 500 profissionais da área da saúde (entre professores, médicos, enfermeiros e estudantes) ao local para prestar assistência e, por meio da pesquisa científica, ajudar a melhorar a saúde desses povos. Trata-se de uma história construída a partir de um delicado processo de aprendizado e respeito às culturas – tão diferentes – e que é contada em 30 páginas dessa edição.

Ainda nesse número, apresentamos, pesquisas na área de Nutrição e Informação em Saúde, uma entrevista exclusiva com a secretária especial de Políticas para as Mulheres do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Eleonora Menicucci de Oliveira, na qual ela fala, entre outros temas, sobre feminicídio e atenção humanizada aos casos de abortamento no Brasil.

No perfil, trazemos um dos mais antigos e renomados pesquisadores da Cannabis sativa do país, o diretor do Centro Brasileiro sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid) e professor emérito da Unifesp, Elisaldo Carlini.

Outras edições da Entreteses:

banner entreteses 07
banner entreteses 06