Maria José da Silva Fernandes

mjose

Formada em Biologia, possui mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Unifesp (1991) e doutorado em Neurociência pela mesma instituição (1994). É professora associada de Neurologia Experimental do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Unifesp, tendo exercido a chefia dessa disciplina em 2012. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Neurofisiologia, atuando principalmente nas seguintes especialidades temáticas: doenças neurodegenerativas, epilepsia do lobo temporal, neuroquímica e proteômica. É consultora ad hoc de órgãos públicos no Brasil (CNPq, Capes, Fapesp e Ministério da Saúde/ Programa Pesquisa para o SUS) e na França (Institut National de la Santé et de la Recherche Médicale – Inserm), bem como de revistas científicas indexadas de circulação internacional (Neurobiology of Disease, The Journal of Neuroscience, Epilepsy Research, Brain, Brain Research, entre outras). É membro da Comissão de Neurobiologia (Task Force) da Liga Internacional Contra a Epilepsia (The International League Against Epilepsy – ILAE). Desde 2005 é componente da diretoria da Associação de Docentes da Unifesp (Adunifesp), tendo ocupado a presidência dessa entidade no biênio 2009-2011. No período de 2010 a 2012, integrou como membro eleito a Congregação da Escola Paulista de Medicina e o Conselho Administrativo da Unifesp. Atualmente, além de participar do Conselho Curador e do Conselho de Planejamento da Unifesp, exerce o cargo de chefe de Gabinete da Reitoria (gestão 2013-2017).