Ulysses Fagundes Neto

300px ulysses fagundes

Graduou-se em Medicina pela Escola Paulista de Medicina/Unifesp em 1970 e na mesma instituição cursou a residência médica em Pediatria (1971-1973). Ainda em 1973 especializou-se em Gastroenterologia Pediátrica no Hospital Nacional Profesor Alejandro Posadas, em Buenos Aires. Concluiu o mestrado em Gastroenterologia Pediátrica pelo Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia em 1977 e obteve dois títulos de doutorado pela Escola Paulista de Medicina nas áreas de Pediatria e Gastroenterologia, respectivamente em 1977 e 1979. Realizou pesquisa de pós-doutorado no North Shore University Hospital, sediado em Nova York e afiliado à Cornell University Medical College (1977-1979). Em 1988 tornou-se professor titular da disciplina de Gastroenterologia Pediátrica do Departamento de Pediatria da Unifesp. Desde 1996 é editor-chefe  do Electronic Journal of Pediatric Gastroenterology, Nutrition and Liver Diseases, além de criador e editor do blog: http://gastropedinutri.blogspot.com. É membro do corpo editorial dos seguintes periódicos: Revista Paulista de Pediatria, Jornal de Pediatria e Arquivos de Gastroenterologia. Como representante eleito pela Latin American Society for Pediatric Gastroenterology, Hepatology and Nutrition, integrou o Conselho Executivo da Federation of International Societies for Pediatric Gastroenterology, Hepatology and Nutrition no período de agosto de 2000 a agosto de 2008. Foi presidente do 3.º Congresso Mundial de Gastroenterologia Pediátrica, Hepatologia e Nutrição, realizado em Foz do Iguaçu, em agosto de 2008. Entre 2003 e 2008 exerceu o cargo de reitor da Unifesp, tendo ocupado anteriormente o de vice-reitor da mesma instituição (1999-2003). No campo da Gastroenterologia Pediátrica e Nutrição, atua em subespecialidades como enteropatia ambiental, doença celíaca, alergia alimentar e Escherichia coli.