Valéria Petri

Valéria

Currículo Profa. Valeria Petri

Formada em Medicina pela Escola Paulista de Medicina em 1973, ingressou como docente na mesma instituição em 1975. Concluiu o mestrado em Imunologia em 1981 e o doutorado em Dermatologia em 1982. Obteve o título de livre-docente em 1992 e é professora titular desde 1996. Foi a primeira profissional do país a identificar, em 1982, o sarcoma de Kaposi como manifestação da Aids e descreveu, em 1992, as diversas afecções dermatológicas ligadas a essa síndrome. Por seu trabalho nessa área recebeu reconhecimento internacional. Participou de vários colegiados e órgãos da administração da EPM nos níveis de graduação e pós-graduação (Congregação da EPM, Conselho Curador, Comissão Permanente de Pessoal Docente e Câmara Curricular), além de ter exercido as funções de vice-chefe do Departamento de Dermatologia da EPM/Unifesp de 1996 a 2002. Coordena o Ambulatório de Psoríase e Vitiligo e o de Adolescência, Patologia da Pele Feminina e Saúde Bucal nas doenças inflamatórias dermatológicas. É autora de livros e outras publicações, os quais têm sido utilizados para a difusão e o ensino da especialidade. Colabora com projetos de pesquisa financiados pelas principais agências de fomento (Fapesp e CNPq) e atua como consultora da Secretaria de Estado da Saúde na Comissão de Saúde do Adolescente. Dedica-se à orientação de trabalhos científicos e teses e à formação de preceptores para o ensino da Dermatologia.