EFLCH/Unifesp promove evento sobre a Cabanagem

Revolta popular ocorrida na Região Norte do Brasil no século XIX será discutida pelo pesquisador da University of St Andrews, Mark Harris

Por José Luiz Guerra

Na próxima quinta-feira, 10 de novembro, a Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH/Unifesp) – Campus Guarulhos recebe o pesquisador da University of St Andrews, Escócia, Mark Harris, que discutirá o tema “The Cabanagem – The Amazon’s ‘caste war’ and some comparative perspectives”.

A Cabanagem foi uma revolta popular que aconteceu entre os anos de 1835 e 1840 na província do Grão-Pará (região norte do Brasil, atual estado do Pará). Recebeu este nome, pois grande parte dos revoltosos era formada por pessoas pobres que moravam em cabanas nas beiras dos rios da região. Estas pessoas eram chamadas de cabanos.

O encontro acontece na sala 310 do edifício acadêmico da EFLCH/Unifesp, localizado na Estrada do Caminho Velho, nº 333, 3º andar, Bairro dos Pimentas, Guarulhos. O evento será realizado em língua portuguesa e terá como base o artigo de mesmo título, disponível aqui. A participação é gratuita e não há necessidade de inscrição.

The Cabanagem – The Amazon’s ‘caste war’ and some comparative perspectives
Palestrante: Mark Harris - University of St Andrews, Escócia
Data: 10 de novembro de 2016
Local: Edifício acadêmico da EFLCH/Unifesp – Estrada do Caminho Velho, nº 333, 3º andar, Guarulhos/SP