CETE/EPM/Unifesp participa de campanha sobre a saúde do esportista

Evento, organizado pela Sociedade Paulista de Medicina Desportiva, acontecerá no dia 31/01

No dia 31 de janeiro, o Centro de Traumato-Ortopedia do Esporte da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (CETE/EPM/Unifesp) promoverá a campanha Janeiro Dourado – Porque sua Vida Vale Ouro, movimento de conscientização sobre a saúde do esportista. A ação é organizada pela Sociedade Paulista de Medicina Desportiva (SPAMDE) e acontecerá no próprio CETE (Rua Estado de Israel, 636).

O CETE/EPM/Unifesp trará uma programação específica, que será gratuita e aberta à comunidade:

Horário: das 8h as 9h30

Orientações (em pequenos grupos) com médicos do esporte sobre exercício e doenças cardiovasculares (hipertensão, infarto etc), doenças metabólicas (diabetes e obesidade); envelhecimento, sono, ansiedade e depressão.

Horário: 9h30

Palestras sobre papel do médico do esporte e campanha - depoimento do atleta Diego Hypólito sobre a importância do acompanhamento médico no tratamento e prevenção de lesões.

Horário: das 10h15 às 12h

Atividade prática: orientações e prática de exercícios físicos preventivos (educadores físicos e fisioterapeutas) atividade física para idosos e portadores de necessidades especiais (demonstração)

Sobre o Janeiro Dourado

Em sua primeira edição, o evento visa alertar à população sobre a necessidade da avaliação e do acompanhamento de um médico do esporte antes da inserção dos exercícios físicos como rotina. Além disso, a campanha trará em discussão os benefícios alcançados com hábitos mais saudáveis, informações sobre a Medicina Esportiva e a relevância do papel do médico do esporte.

A avaliação médica pré-participação é fundamental para detectar as condições clínicas que possam representar riscos durante o treino ou competição. Com a necessidade de ser realizada anualmente, cada avaliação é única para cada gênero e idade.

Lido 10626 vezes Última modificação em Terça, 31 Janeiro 2017 13:05