I Encontro de Educação e Permanência Indígena e Quilombola

Inscrições abertas até 26/04/2017

Esse primeiro encontro celebra o compromisso da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) junto ao Programa de Bolsa Permanência (PBP), instituído pela Portaria Ministerial 389/2013, a qual se configura como uma ação do Governo Federal na concessão de bolsas para indígenas e quilombolas matriculados nas agências de ensino federais. Assim ciente de sua responsabilidade e função social, a Unifesp estabelece parcerias com a sociedade civil e política na disseminação de informações acerca do referido Programa, principalmente, junto à essa população específica: indígenas e quilombolas.

Dessa forma, a Unifesp busca garantir a permanência, a pré e pós-permanência, criando um ambiente acolhedor, de diversidades, com a participação de coletivos e organizações que defendem as lutas das minorias étnico-racial, combatendo quaisquer tipos de violações e preconceitos geradores de instabilidade acadêmica. Busca também a efetivação de um ambiente antirracista, antissexista, contra-homofóbico, de modo a promover a igualdade e o respeito étnico-racial.

Além disso, nesse I Encontro, com a instalação da Comissão Interdisciplinar do Programa Bolsa Permanência Indígena e Quilombola, tem-se por objetivo o acolhimento, acompanhamento e a promoção da educação, da assistência e ações afirmativas buscando a permanência e a conclusão de curso de estudantes indígenas e quilombolas, na esperança de uma sociedade emancipada.

Objetivos: 1. Instalar a Comissão Interdisciplinar do Programa de Bolsa Permanência Indígena e Quilombola;
2. Estabelecer marco histórico e promover a reflexão sobre o debate político-acadêmico e o compromisso da Unifesp/sociedade nas questões étnico racial com ênfase na população indígena e quilombola;
3. Acolher, acompanhar e promover a assistência e ações afirmativas buscando a permanência e a conclusão de curso da população indígena e quilombola;
4. Trabalhar a sensibilidade de docentes, técnicos, estudantes e gestões para assuntos relacionados a educação e permanência de indígenas e quilombolas na Unifesp/sociedade.
Data: 28 de abril de 2017
Local: Anfiteatro térreo do Prédio da Reitoria da Unifesp
End.: Rua Sena Madureira, nº 1.500 - Vila Clementino
PROGRAMAÇÃO

9h - MESA DE ABERTURA Reitora, pró-reitora de Assuntos Estudantis, representante da Funai, representante da Fundação Cultural Palmares e representante da Cátedra Kaapora/Proec.
(Hino Nacional/Indígena e Hino à Negritude)

9h30 - ATIVIDADE CULTURAL Apresentação Artística com estudantes indígenas.

9h45 - Cerimônia de Instalação da Comissão Interdisciplinar PBP Indígena e Quilombola Coordenação: Profª. Drª. Andrea Rabinovici

10h - MESA-REDONDA “A Educação de Indígena e Quilombola como uma questão de direitos humanos”. Palestrantes:
Amaro Cosmo de Mesquita – Indígena do povo Potiguara da Paraíba.
José Rodrigues – Membro da Coordenação Nacional Quilombo – CONAQ .
Profa. Dra. Maria Aparecida de Laia – Coordenadora Geral da Coordenadoria dos Assuntos da População Negra – CONE.
Edgard Aparecido de Moura – Agentes de Pastoral Negros do Brasil. Coordenação: Profª. Drª. Maria Liduina de Oliveira e Silva e Profa. Elisabete Pinto – PRAE/Unifesp.

11h45 - DEBATE

Encerramento: Pautas e Compromissos