V Fórum de Educação Popular: Educação, Ideologia e Direitos Humanos

Inscrições até essa quinta-feira (7/12)

V Fórum de Educação Popular

Em 2010 o Pet Educação Popular Criando e Recriando a Realidade Social do Campus Baixada Santista da Unifesp deu início às atividades, desenvolvendo ações de extensão, ensino e pesquisa, a partir do referencial teórico-metodológico freiriano e, ao mesmo tempo, fomentou nos espaços da universidade e da comunidade uma outra possibilidade de se fazer educação, por meio da troca dos diferentes saberes.

O grupo realiza suas ações de extensão e pesquisa-ação partindo da realidade dos sujeitos, gerando reflexões e ações concretas no cotidiano desses sujeitos, numa perspectiva de autonomia e emancipação humana, em busca de uma nova sociedade. Desta forma, desde 2013, tem sido realizado o Fórum de Educação Popular como forma de aproximação entre os diferentes sujeitos que atuam na perspectiva da educação popular, tanto da comunidade acadêmica quanto dos movimentos sociais e culturais, num momento de diálogo, reflexão e aprendizagem através de diferentes linguagens.

Para o V Fórum de Educação Popular, será abordado como eixo central de discussão a questão da educação, ideologia e direitos humanos, estabelecendo os determinantes sócio-históricos e as implicações das contrarreformas vigentes nas políticas sociais, com especial destaque para a política de educação brasileira. Nesse diálogo, dará ênfase no debate sobre a Reforma do Ensino Médio e o Projeto de Lei nº. 867, que estabelece as diretrizes para o Programa Escola sem Partido, pontuando a importância da educação ser posicionada politicamente, ou seja, educação com partido - a educação a favor e com os oprimidos. Serão realizadas discussões a partir do sistema social vigente, dando ênfase a perspectiva de classe, raça/etnia e gênero.

A programação conta com uma mesa de abertura sobre o tema do fórum "Educação, ideologia e direitos humanos" e oficinas temáticas que trabalharão a relação dialética entre estrutura social, conjuntura e as implicações na vida da população, buscando apontar possibilidades a partir da Educação Popular.

Serviço:
V Fórum de Educação Popular: Educação, Ideologia e Direitos Humanos
Horário: das 14h às 21h
Local: Campus Baixada Santista - Edifício Central (Rua Silva Jardim, 136 - Vila Mathias - Santos/SP)
Lido 7888 vezes Última modificação em Quinta, 07 Dezembro 2017 10:20