Inscrições até 17/5

I Seminário Intercampi de Soberania Alimentar e Dinâmicas Urbanas

O I Seminário Intercampi de Soberania Alimentar e Dinâmicas Urbanas é organizado pelo Grupo Fazenda Urbana e professores do Instituto das Cidades em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

O evento tem o objetivo de articular a comunidade interna e externa para o desenvolvimento do programa de extensão universitária em Soberania Alimentar e Dinâmicas Urbanas. Desta forma, ele será composto por eventos realizados nos sete campi da Unifesp, em diferentes datas, ao longo de maio e junho. Serão organizadas mesas redondas em cada campus abordando temas relacionados às áreas de conhecimento presentes em cada um dos respectivos cursos de graduação e programas de pós-graduação.

O tema do evento no Campus Baixada Santista será Comer como ato político e o objetivo será discutir a necessidade de mudanças nos sistemas alimentares a fim de garantir equidade no acesso a alimentos saudáveis. O conceito de sistemas alimentares engloba as atividades, pessoas e recursos envolvidos nas etapas de obtenção de alimentos, do campo à mesa: produção, processamento, distribuição, comercialização e consumo. A forma como estão estruturados atualmente vem trazendo muitos impactos sobre a saúde humana, meio ambiente e justiça social, que ameaçam seriamente a segurança alimentar nas diferentes sociedades e a sobrevivência de diversas espécies. Esse tema permite refletir sobre o papel de ações no campo da Alimentação e Nutrição, a necessidade de articulação com outras áreas de conhecimento para o enfrentamento dessas questões pela sociedade, bem como mostrar experiências de ações nesse campo.

Serviço:
Horário: a partir das 9h