Seminário 130 Anos da Abolição: Nossa Abolição é a Educação

Evento visa discutir ações afirmativas na universidade

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de São Paulo (Prae/Unifesp) promove, no próximo dia 29 de junho, o seminário “130 Anos da Abolição: Nossa Abolição é a Educação”. O evento, que acontece no anfiteatro da Reitoria da instituição, tem como objetivo discutir as ações afirmativas, rediscutir o acesso de indígenas e quilombolas nas universidades e refletir acerca do processo de implementação das bancas de validação dos termos de autodeclaração dos candidatos que concorrem às vagas de cotistas.

Durante o seminário, serão realizadas mesas redondas que discutirão os projetos de permanência estudantil, a implementação das cotas nas universidades e o projeto de lei de implementação das ações afirmativas, além de uma conferência que debaterá os marcadores sociais da diferença. Participarão do evento docentes e estudantes da Unifesp e de outras instituições, parlamentares e integrantes de movimentos sociais.

As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser feitas até 28 de junho por meio deste link. Veja a programação completa:

8h30 - Acolhimento

9h00 - Mesa de abertura

9h30 - Mesa-redonda projetos societários e permanência estudantil nas universidades públicas
Coordenador: (a confirmar)

Expositores: Implementação das Cotas nas Universidades: reflexões entre o passado e o futuro

• Fernando Haddad Filho - Ex-ministro da Educação e ex-prefeito do Município de São Paulo (a confirmar)
Projeto Lei de Implementação das Ações Afirmativas nas Universidades Públicas: refletindo sobre as possibilidades.
• Deputado Federal Paulo Teixeira
Acesso e permanência da população negra nas universidades públicas no século XXI
• Prof. Dr. Juarez Tadeu de Paula Xavier - Assessor Pró-reitora de Extensão Universitária-Unesp
Projeto Pedagógico Institucional da Unifesp: democratização e inclusão
• Prof. Dr. James Holston - Departamento de Antropologia da Universidade da Califórnia, Berkeley
As trajetórias e desafios da permanência estudantil nas Universidades Federais Prof. Dr. Anderson Rosa - Pro-reitor – PRAE-Unifesp

Debatedor: Prof. Dr. Renato Janine Ribeiro - Ex-ministro da Educação e professor visitante da Unifesp (a confirmar)

11h30 - Mesa-redonda indígenas e quilombolas nas universidades públicas brasileiras
Coordenador: Edgar Aparecido Moura Amaral - Unifesp/Consea/CONAC

Expositores:

• Leonardo Santana - Diretor da Fundação Palmares
• Amaro Cosmo de Mesquita - Representante Potiguara
• Nilce Pontes - Coord. da Comunidade Quilombola de Ribeirão Grande e Coordenação Nacional de Comunidade Quilombolas
• Emerson Oliveira - da etnia Guarani-Mbya - Pós-Graduação em Antropologia Social na USP

Debatedoras:

• Prof.ª Dr.ª Marina Pereira de Almeida Mello (Coordenadora do NAE-Guarulhos – Núcleo de Apoio ao Estudante).
• Prof.ª Dr.ª Débora Galvani - Coordenadoria de Direitos Humanos da Pro-reitoria de Cultura e Extensão da UNIFESP.

14h30 - Conferência para pensar a permanência estudantil na universidade: os marcadores sociais da diferença

Conferencista: Prof. Dr. Luiz Henrique Passador - Unifesp/Baixada Santista
Coordenadora: Loiane Vilefort - Departamento de Comunicação Institucional (DCI/Unifesp)
Debatedora: Julia Clara Santos - Discente de psicologia-Unifesp/Baixada Santista