EFLCH/Unifesp discute gênero, feminismos e Direitos Humanos na Educação Infantil

Inscrições até 25 agosto de 2018

Organizado pelas docentes da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Unifesp Daniela Finco e Célia Serrão e pela convidada Maria Amélia Teles – conhecida como Amelinha, uma referência nacional na luta pelos direitos das mulheres –, o curso de extensão Lutas Feministas, Emancipação de Gênero e Direito à Educação Infantil aborda as temáticas das relações de gênero, feminismos e Direitos Humanos para professores(as) e gestores(as) de Educação Infantil da rede municipal de Guarulhos/São Paulo.

O evento parte do pressuposto que o espaço da Educação Infantil é um lugar de afirmação das diferenças e também de eliminação das desigualdades e violência de gênero. Além disso, traz o desafio de construir um olhar feminista para os direitos das crianças, considerando, sobretudo, a creche e a pré-escola como locus histórico da luta feminista que visa outras práticas pedagógicas, na busca de transformar a realidade educativa das crianças pequenas por meio da práxis emancipatória e descolonizadora.

Os assuntos abordados serão: movimentos feministas, luta pelo direito à creche, história da Educação Infantil e os movimentos sociais, violência contra as mulheres e redes de apoio, sexismo na educação das crianças pequenas e a construção de poéticas da resistência.

O curso de extensão, com carga horária de 40 horas, será realizado a partir de encontros presenciais na EFLCH/Unifesp e também contará com visitas técnicas em espaços que constituem uma rede de apoio para enfrentar os desafios atuais. Será exigido também para certificação a elaboração de um Plano de Ação Pedagógica sobre a temática do curso.

Público-alvo: estudantes, professores(as), gestores(as) que atuam na Educação Infantil da rede de Guarulhos e demais interessados(as) na temática. As inscrições estarão abertas entre os dias 10 e 25 de agosto e devem ser realizadas pelo endereço de e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Serviço:
Lutas Femininas, Emancipação de Gênero e Direito à Educação Infantil