Colóquio Histórias de São Paulo - construções e desconstruções

Evento realizado na EFLCH/Unifesp está com inscrições abertas até 30/9

A Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH/Unifesp) - Campus Guarulhos promove, entre os dias 1º e 4 de outubro, o Colóquio Histórias de São Paulo - construções e descontruções. O evento conta com 70 pesquisadores, dentre eles alguns nomes que marcaram a historiografia sobre São Paulo, bem como docentes dos departamentos e programas de pós-graduação em História, Arquitetura e Urbanismo das principais universidades paulistas públicas e privadas, além de egressos e estudantes dos mesmos programas.

A historiografia sobre São Paulo – vila, capitania, cidade, província, Estado – vem de maneira consolidada, desde a década de 1970, apresentando novas interpretações, novas vertentes a respeito do tema. Isso significou distintas formas de olhar para objetos tradicionais, inovadoras interpretações sobre antigos problemas, a colocação em cena de outros atores, a mobilização de diferentes tipologias documentais. Houve, assim, uma revolução na forma de analisar a história de São Paulo nos últimos 40 anos.

O Colóquio Histórias de São Paulo - construções e desconstruções pretende apresentar uma amostra destas novas formas de olhar e analisar São Paulo. São autores e autoras que vêm pesquisando e escrevendo sobre a região desde meados da década de 1990 até o presente, que, por sua vez, refletem e reverberam as influências que sofreram de grandes cânones sobre esse campo de estudo, alguns dos quais também estarão presentes no colóquio.

Serviço:
Colóquio Histórias de São Paulo - construções e desconstruções
Dias: 1º a 4/10
Horário: a partir das 9h
Local: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH/Unifesp) – Campus Guarulhos
End.: Estrada do Caminho Velho, 333 – Jd. Nova Cidade – Guarulhos/SP
Site do evento e facebook
Mais informações e inscrição

Cartaz do Coloquio Historias de Sao Paulo construcoes e desconstrucoes