Mapa histórico colaborativo de São Paulo é lançado para testes

Projeto Pauliceia 2.0 é uma base cartográfica online da capital entre 1870 e 1940

No dia 30 de outubro, será lançada, no Arquivo Público do Estado de São Paulo, a versão beta, para testes, da plataforma online Pauliceia 2.0. O projeto – uma parceria entre a Unifesp, o Arquivo Público do Estado de São Paulo, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Emory University, com financiamento da Fapesp – envolve uma base cartográfica histórica da cidade de São Paulo, de 1870 a 1940. Ele permitirá a qualquer usuário inserir, cruzar e compartilhar dados, sobrepor camadas de mapas, georreferenciar endereços e informações (como no Google Maps e OpenStreetMap), vetorizar e elaborar mapas históricos, entre outras funcionalidades. Trata-se de uma ferramenta colaborativa – desenvolvida com geotecnologias do Inpe TerraLib e TerraBrasilis e com o software livre gvSIG – e aberta a qualquer pessoa interessada em contribuir com dados que possam ser localizados no espaço e período de referência.

De acordo com os coordenadores do projeto, o professor do Departamento de História da Unifesp Luis Ferla e a cientista da computação Karine Reis Ferreira, do Inpe, o objetivo do lançamento da versão beta é chamar a comunidade a testar a plataforma, dar sugestões e identificar problemas, para então lançar o produto final no primeiro semestre de 2019. “O Pauliceia 2.0 é uma iniciativa pioneira, no espírito do movimento Ciência Aberta, que pretende facilitar a livre circulação do conhecimento entre os estudiosos da história da cidade de São Paulo”, afirmam. Além disso, toda a tecnologia e a metodologia desenvolvidas estarão disponíveis para pesquisadores intressados em outros recortes históricos e espaciais.

Durante o evento, serão apresentadas e explicadas todas as funcionalidades da ferramenta e discutidas questões como moderação e segurança dos dados inseridos, além de interação com outros usuários. Nessa versão inicial do projeto, está contemplada uma área-piloto, referente ao centro da cidade, mas a ideia é que os novos usuários possam agregar outras regiões, como já vem sendo feito com os bairros do Pari e da Liberdade.

Serviço:
Lançamento da plataforma Pauliceia 2.0 - versão beta