XIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais

Inscrições até 16/12

XIII Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciencias Sociais

Desde a sua primeira edição em 1990, os congresso Luso-Afro-Brasileiros (CONLABs) são um dos mais importantes encontros de cientistas sociais e das humanidades dos países de língua oficial portuguesa. É um espaço pluri e transdisciplinar, reagrupando intelectuais de todas as disciplinas das Ciências Sociais e das Humanidades em um importante esforço da promoção da reflexão e de partilha da produção científica, almejando ao mesmo tempo a criação, consolidação e internacionalização da produção científica em língua portuguesa.

Para a oitava edição, com o tema proposto África, Diásporas e o Diálogo Sul-Sul: descolonizando as Ciências Sociais e Humanas, a ideia é articular as pesquisas que redimensionem o lugar das perspectivas críticas do Sul global e pensar as várias Áfricas que compões o mundo atual, dando prioridade aos estudos que se dedicam a compreender as diversas dimensões do conhecimento científico e do saber histórico sobre e no continente, e os deslocamentos, sentidos e civilizações do mundo.

As diásporas são igualmente objeto de tensões, significações e (re)significações. Nos tempos em que a situação dos refugiados africanos escancara a crise europeia e ameaça o discurso homogêneo da propriedade capitalista, os imigrantes suscitam a necessidade de um olhar crítico para as várias imigrações que ocupam o espaço mundial: a migração de corpos, de culturas, de conhecimento, de saberes.

Além da XIII CONLAB, acontece, no mesmo período, o II Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas de Língua Portuguesa (AILPcsh).

O evento é gratuito. Para proposição de trabalhos, é necessário acessar o link.

Serviço:
XIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais e II Congresso AILPcsh
Dias: 17 a 20/12
Horário: a partir das 8h
Local: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Sociais (EFLCH/Unifesp) – Campus Guarulhos
End.: Estrada do Caminho Velho, 333 – Jd. Nova Cidade – Guarulhos/SP
Lido 6631 vezes Última modificação em Segunda, 17 Dezembro 2018 09:01