Unifesp promove debate sobre o novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação

As regras criam mecanismos para integrar instituições científicas e tecnológicas e incentivam investimentos em pesquisa

marcoCTI PORTAL

Na próxima sexta-feira (7/12), a partir das 9h30, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) promove encontro para debater o novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação – tema de extrema relevância na atualidade no que se refere à relação entre universidade, sociedade e políticas públicas, abordando as interações entre o setor público e privado para iniciativas que visam à inovação e ao desenvolvimento científico e tecnológico no País. O evento é aberto ao público e não é necessário fazer inscrição.

Participarão do encontro Helena Nader, professora titular da Unifesp e presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), e Fernando Peregrino, presidente do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies). A mediação será feita por Jair Chagas, diretor-presidente da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo (FapUnifesp).

Com a aprovação da Lei nº 13.243/2016, regulamentada pelo Decreto nº 9.283/2018, a Unifesp está mobilizada em torno da discussão sobre a sua política de inovação. A partir do grupo de trabalho coordenado pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/Unifesp), que contou com a participação de todas as pró-reitorias, uma proposta foi submetida à consulta pública e está em fase de consolidação para submissão ao Conselho Universitário (Consu).

Aprofundar o debate sobre o papel das universidades públicas e das fundações de apoio às universidades na implementação das ações e projetos voltados à ciência, tecnologia e inovação é de suma importância para as instituições de ensino superior, com impacto direto na sociedade. Os debatedores, inclusive, participaram diretamente da elaboração do Marco Legal.

Serviço:
Vamos conversar sobre o Marco de CT&I?
Data e horário: Sexta-feira (7/12), às 9h30
Debatedores: Helena Nader (Professora titular da Unifesp e presidente de honra da SBPC) e Fernando Peregrino (presidente do Confies)
Mediador: Jair Chagas (diretor-presidente - FapUnifesp)
Local: Rua Sena Madureira, 1.500 (Reitoria da Unifesp, auditório térreo)