Forças armadas, defesa e democracia na América Latina

Inscrições para a mesa-redonda até 10 de outubro

Mesa redonda Forças armadas defesa e democracia na América Latina

A Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (Eppen/Unifesp) – Campus Osasco promove, no dia 10 de outubro, a mesa-redonda Forças armadas, defesa e democracia na América Latina. A atividade visa estabelecer um diálogo entre os pesquisadores(as) do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES) e do Laboratório de Análise em Segurança Internacional e Tecnologias de Monitoramento (LASInTec), além de estabelecer uma aproximação dos seus projetos com a comunidade de estudantes e docentes da Unifesp.

O GEDES, fundado em 2001 por docentes da Unesp, é um grupo multidisciplinar que reúne graduandos(as), pós-graduandos(as), pesquisadores(as) e professores(as) interessados(as) em analisar questões relativas à Paz, Defesa e Segurança Internacional a partir de diversos projetos e produtos.

No começo de 2019, os docentes do curso de Relações Internacionais da Eppen/Unifesp estabeleceram uma parceria com o GEDES para desenvolver conjuntamente, como projeto de extensão universitária, o Informe Brasil do observatório Sul-Americano de defesa e forças armadas.

A mesa-redonda é organizada pelas professoras do Departamento de Relações Internacionais da Eppen/Unifesp, Juliana Bigatão e Marina Vitelli – coordenadora e vice-coordenadora do projeto Observatório –, pelos doutorados David Paulo Succi Jr. e Thaiane Caldas Mendonça e pelo mestrando Leonardo Dias de Paula, do programa San Tiago Dantas (Unesp-Unicamp-PUC/SP). As relações civis militares e as missões das forças armadas, a relação entre militares e governos progressistas na América Latina e a participação de forças armadas em operações de pacificação são as três temáticas apresentadas pelo evento e são trabalhadas pelas pesquisas do grupo.

Serviço:
Forças armadas, defesa e democracia na América Latina