Inscrições abertas até 15/1

O curso de verão Tópicos avançados sobre rotas e mecanismos de sinterização de materiais cerâmicos é destinado a estudantes de graduação e de início de pós-graduação, das áreas de exatas, interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre os fundamentos envolvidos nos mecanismos de sinterização e nas mais avançadas rotas de sinterização de materiais cerâmicos. O curso discute os principais mecanismos de densificação envolvidos em cada rota de sinterização apresentada, bem como a inserção/inovação tecnológica de cada rota na produção de materiais cerâmicos nos setores acadêmico e industrial. Haverá processo seletivo para ingressar no curso, que constará em análise de curriculum vitae, carta do candidato explicando os motivos de interesse e histórico escolar (apenas para graduandos).

Ementa: Revisão sobre estágios de densificação e evolução microestrutural na sinterização convencional; Termodinâmica da sinterização; Energias de ativação e respectivos mecanismos de densificação; Influência da taxa de aquecimento na evolução microestrutural dos corpos cerâmicos; Previsão e controle da microestrutura nos processos de sinterização; Atmosferas de sinterização; Sinterização em dois estágios; Fundamentos da teoria da Curva Mestre de Sinterização (CMS); Rotas de sinterização assistidas por pressão: Unixial Hot Pressing e Isostatic Hot Pressing; Mapas de pressão vs. densificação; Rotas de sinterização assistidas por campo elétrico: Spark Plasma Sintering, Microondas e Flash Sintering; Sinterização a frio (Cold Sintering); Escolha das melhores rotas e critérios de sinterização para controle da microestrutura: texturização, coarsening e crescimento anormal/bimodal de grãos. Estudos de casos de sinterização para as diversas rotas apresentadas no curso.

Serviço:
Datas e horário: de 10/2 a 13/2 de 2020, das 8h às 12h
Local: Unidade Talim do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT/Unifesp) - Campus São José dos Campos
End.: Rua Talim,  n.º 330, Vila Nair, São José dos Campos/SP

Lido 4824 vezes Última modificação em Quarta, 15 Janeiro 2020 10:36