Inscrições abertas para o curso Adoecimento e conhecimento: atravessamentos afros e indígenas

Período de inscrição para o curso de extensão promovido pela Kaapora/ Proec-Unifesp vai até dia 01/09

Por Juliana Cristina

O curso de extensão universitária Adoecimento e conhecimento: atravessamentos afros e indígenas está com inscrições abertas do dia 24/8 a 1.º/9 e oferecerá 300 vagas gratuitas para o público a partir dos 12 anos de idade - sem necessidade de processo seletivo. O curso tem como requisição apenas que os inscritos participem de 70% das aulas.

A ação é organizada pela Cátedra Kaapora/ Proec-Unifesp e coordenada pela docente Valeria Mendonça de Macedo do Departamento de Ciências Sociais da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH/Unifesp) - Campus Guarulhos. As palestras serão ministradas por conhecedores de coletividades indígenas, de matriz afro e de periferias urbanas, em debate com membros da Cátedra Kaapora/ Unifesp, e acontecerão online através do canal Kaapora às quintas-feiras, das 17h30 às 19h, a partir do dia 03/09 com término previsto para o dia 10/12.

O curso faz parte do programa Saberes Indígenas, Tradicionais e Minoritários da Unifesp campus Guarulhos e tem como objetivos a ampliação e multiplicação de possibilidades de reflexão no contexto da pandemia, propagando “múltiplas formas pelas quais experiências de adoecimento mobilizam a produção de conhecimento, redes de cuidado e de resistência”, a inclusão das “contribuições de conhecedores de coletividades contra-hegemônicas” nos debates universitários e da sociedade, a tematização dos “adoecimentos ensejados por racismo, intolerância religiosa, presença de mineradoras ou outras interferências ambientais, epidemias, covid-19 e outros agentes agressores” e a tematização de “conhecimentos engendrados pela formação de redes de cuidado e atuação coletiva que articulam diferentes seres e capacidades”.

As inscrições para participar do curso podem ser realizadas por meio deste link.

Serviço:
Curso de extensão Adoecimento e conhecimento: atravessamentos afros e indígenas
Data: de 03/09/20 a 10/12/20
Horário: das 17h30 às 19h